O Sistema Famato lançou uma importante ferramenta de qualificação e conhecimento chamada "Pertencimento Sindical". O objetivo é fortalecer o Sistema Sindical Rural em Mato Grosso como um dos pilares da relação entre produtores rurais associados, diretoria e comunidade em geral, fazendo a aproximação necessária e a defesa dos interesses do setor produtivo.
O instrumento foi formatado dentro dos moldes do Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS) criado pelo Sistema Famato em 2012. O curso Pertencimento Sindical é voltado para os gerentes e dirigentes dos sindicatos rurais do estado.
"As mudanças trazidas pela nova legislação trabalhista têm causado impacto direto nos sindicatos, que agora se veem obrigados a também mudar para manter a representatividade. Nesse sentido, os sindicatos terão que evoluir e conquistar novos meios de atrair o interesse dos associados. Para atender essa demanda, desenvolvemos estudos que apontaram para a necessidade da qualificação e aprimoramento de conhecimento dos gerentes e dirigentes sindicais", explicou a gestora do Núcleo Jurídico da Famato, Elizete Ramos.
Lançado na semana passada, o curso com carga horária de 16 horas, qualificou duas turmas de aproximadamente 60 participantes cada. A programação foi dividida nos dois dias de atividades quando foram apresentadas as principais ações do Sistema Sindical Rural – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Para o curso foram desenvolvidos módulos estratégicos de Comunicação e Marketing, oficina de oratória com a profissional em comunicação Luzimar Collares, além, das palestras Comunicação e Marketing no Sindicato, Formas de Comunicar e Estratégias de Comunicação, com a gestora de Comunicação e Marketing do Sistema Famato, Cláudia Luz.
O Sistema Famato entende que o planejamento estratégico na área da comunicação está cada vez mais presente na construção de uma nova realidade sindical. "Por isso queremos mostrar que a comunicação e o marketing vão muito além de matérias e entrevistas, pois ajudam o sindicato a atingir metas estabelecidas e tem funções estratégicas dentro da instituição, estreitando o relacionamento entre o sindicato, o produtor rural e a comunidade. Esse deve ser um dos grandes desafios do planejamento estratégico de comunicação das entidades sindicais rurais", disse a gestora Cláudia Luz.
Segundo Elizete Ramos, desenvolver ações como esta significa unificar os processos, inspirar os colaboradores dos sindicatos e fazer com que todos trabalhem com entusiasmo na busca pelos resultados. Além disso, contribui para que os gerentes se sintam parte de algo importante, transformador e influenciador em seus municípios, compreendendo que são atores principais desse processo de implantação de um programa de comunicação no sindicato ampliando sua atuação com os associados.
Os participantes receberam orientações e tiraram dúvidas sobre Contribuição Sindical, obrigações legais do sindicato, gestão financeira (Centro de custo, Gefine e prestação de contas), Cobrança Extra Judicial, atuação do Núcleo Técnico da Famato nas áreas fundiárias (ITR e CICAR), meio ambiente (CAR e APF), agricultura (CREA e Plano Safra), tributário (Nota Eletrônica) e pecuária (campanha da brucelose).
A gestora do Núcleo Jurídico, Elizete Ramos, também falou sobre o processo eleitoral no sindicato, prestação de contas e precisão orçamentária.