A pedido do presidente do Sindicato Rural de Cláudia, Sérgio Dalmaso Ferreira, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso (Concel) promoveu na última semana (09/05) uma reunião extraordinária na Câmara Municipal de Cláudia-MT.
Participaram da reunião quatro conselheiros do Concel, representantes das classes rural, comercial, residencial e do poder público, da Superintendente do Procon estadual, de representantes da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia Elétrica S.A., assim como os representantes do sindicato rural do município.
Segundo o assessor de Relações Institucionais da Famato, Edvaldo Belisário dos Santos, representando a entidade no Concel-MT, a principal pauta do evento foram as reivindicações feitas pelo Sindicato Rural de Cláudia no que se refere à ineficiência no fornecimento de energia elétrica no município e adjacências, aliada a um atendimento presencial de baixa qualidade, destacando que a Energisa-MT não dispõe de uma estrutura de atendimento minimamente adequada às necessidades dos consumidores locais, que somam 4.450 Unidades de Consumidores (UC’s).
O presidente do sindicato e representantes de outros segmentos da sociedade local solicitaram da diretoria da Energisa a instalação do Escritório local que pudesse ser acessível a todos os consumidores e que possibilitasse a prestação de um serviço com o mínimo de qualidade e presteza esperada.
Segundo os participantes da reunião, cerca de 75 consumidores, o atendimento presencial que se espera deve se dedicar exclusivamente às questões relativas à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica local.
Conforme o presidente Sérgio, a população rural de Cláudia conta com um serviço de energia elétrica de qualidade ruim, pois a falta de energia elétrica é constante, assim como as oscilações que trazem prejuízos incalculáveis como a queima de motores, câmaras frias e eletrodomésticos.
Segundo o conselheiro Belisário, representante da Famato, a Energisa-MT se comprometeu a realizar, com a devida urgência, melhorias no atendimento, com a modernização do seu escritório no município de Cláudia, adiantando que todas as solicitações serão paulatinamente atendidas.
A senhora Gisela Simona Viana de Souza, superintendente do Procon de Mato Grosso, manifestou-se no sentido de que irá adotar todos os procedimentos necessários para a melhoria do fornecimento de energia elétrica no município de Cláudia, destacando que é obrigação da concessionária prestar um atendimento de qualidade ao consumidor, caso contrário poderá ser penalizada.