Um grupo de 29 produtores rurais da Argentina esteve hoje na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do Sistema Sindical Rural em Mato Grosso e os números da produção agropecuária do estado.
O diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, explicou sobre o trabalho de representatividade rural feito pela entidade assim como os serviços prestados pelo Senar-MT e as pesquisas desenvolvidas pelo Imea.
Na oportunidade, Fidelis também explanou sobre o trabalho que vem sendo feito pelo Fórum Agro MT, criado em 2014 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso, buscando soluções para o fortalecimento e crescimento do setor. O Fórum é composto pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat.
Na sequência, o gestor técnico do Imea, Cleiton Gauer, falou sobre a produção das principais culturas desenvolvidas em Mato Grosso (soja, milho, algodão e girassol) e pecuária. Além disso, abordou sobre o escoamento da produção, armazenagem, principais gargalos e oportunidades do setor.
O responsável em trazer o grupo para Mato Grosso, Raúl Díaz Burgos, informou que os produtores estão pela primeira vez no Estado e na Famato estavam interessados em saber, especialmente, como é o trabalho e atuação da entidade. Os produtores chegaram domingo (24/02) e seguem para Brasília nesta quarta-feira (27/02).