Na manhã de quinta-feira (21/02) o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, deu as boas-vindas aos 33 participantes do novo projeto “Conhecendo o Sistema Famato”. O evento está inserido no Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS) e foi criado com o objetivo de apresentar aos presidentes, dirigentes e colaboradores dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso as principais ações das entidades que formam o Sistema Famato. O curso aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). A carga horária durou 12 horas.
“Sabemos que temos muitos presidentes, diretores e colaboradores que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Sistema Famato, por isso, os gestores de cada área apresentaram suas principais ações. Estamos em um momento em que temos que analisar a essência do Sistema Sindical Rural, repensar nossas ações e agir. Agora chegou a hora de sabermos se aqueles que pensamos representar querem por nós serem representados”, disse Normando Corral.
A programação do primeiro dia trouxe palestras sobre as ações técnicas da Famato, com a gestora da área, Lucélia Avi; do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com o superintendente Daniel Latorraca; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), apresentada pelo gerente da área técnica do Senar, Guto Zanata, assim como, as obrigações legais dos Sindicatos Rurais, com a gestora do Núcleo Jurídico da Famato, Elizete Ramos. E o assessor jurídico, Fábio Gomes, encerrou a programação do dia falando sobre gestão financeira, centro de custo, Gefine e prestação de contas.
Já no segundo dia, o superintendente técnico da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucci, apresentou as ações da CNA em âmbito nacional. Na sequência, a gestora de Comunicação e Marketing do Sistema Famato, Cláudia Luz, trouxe os temas: Comunicação e Marketing no Sindicato; Formas de Comunicar; Estratégias de Comunicação e Representatividade Sindical.