Avicultores de corte das Associações Municipais de Campo Verde, Tangará da Serra, Nova Marilândia, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum participaram, em Cuiabá, de três módulos de capacitação sobre noções jurídicas aplicadas ao contrato de integração, organização e condução de reuniões e técnicas de negociações. O treinamento, que durou uma semana, foi feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar – PR), em parceria com o Senar-MT, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Participaram do curso 21 pessoas, entre elas produtores rurais que fazem parte das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Condição da Integração (Cadecs). A formação das Cadecs atende a exigência da Lei n° 13.288/16 do governo federal, conhecida como Lei da Integração, que tem o objetivo de dar transparência nas relações econômicas e na remuneração da cadeia. Cada comissão deve ter a participação de produtores e integradoras.
“A maioria dos avicultores tem agilidade e compreensão sobre o próprio negócio, sua produção, mas existem questões mais técnicas que necessitam de esclarecimentos. Por isso, a Famato intermediou essa parceria entre o Senar-PR e o Senar-MT para trazer a capacitação para os produtores de Mato Grosso que fazem parte das Cadecs, de modo que aprimorem a capacidade técnica de negociar com as integradoras e possam adquirir novos conhecimentos jurídicos”, disse o analista de pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.
O técnico da CNA, Thiago Carvalho, falou sobre os principais problemas enfrentados pelas Cadecs do Brasil e contratos de integração. A assessora técnica, Ana Lígia Aranha Lenat, fez uma análise do mercado nacional de avicultura de corte. O módulo de como organizar e conduzir reuniões e o treinamento de negociação foram conduzidos pelo assessor jurídico da Faep, Ruan Felipe Schwertner.
A CNA já estuda a possibilidade de levar o treinamento, nos mesmos moldes, para outros estados brasileiros.
O mecanismo de negociação de preços e condições com as integradoras, denominado de Núcleo de Cadecs, foi criado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR).