Os participantes da Missão Técnica do Sistema Famato que estão no Texas, nos Estados Unidos, estiveram no Centro de Pesquisas e Extensão da Blacklan (escritório do governo do Estado do Texas) para conhecer as novas tecnologias e estratégias que estão sendo desenvolvidas para aumentar a produção agrícola e pecuária.
Os produtores rurais assistiram palestras com os cientistas da Blackland que estão desenvolvendo tecnologias de gerenciamento para melhorar a água, o solo e outros recursos naturais em terras agrícolas e urbanas, no Texas e no mundo. Foram apresentados os modelos de Clima Integrado de Política Ambiental, Extensor de Política Agrícola, produção animal e pastagem, projetos que buscam aumentar a produção e o suprimento de água, melhorar o meio ambiente e o bem-estar econômico das pessoas e ainda aumentar a sustentabilidade da terra.
Na oportunidade, os pesquisadores americanos conheceram os números da produção agropecuária mato-grossense e ainda assistiram à apresentação das duas propriedades destaques em inovação reconhecidas pela comissão julgadora do Prêmio Sistema Famato em Campo – edição 2017. As fazendas Santa Amélia e Seis Amigos mostraram os “cases” de sucesso e as inovações que lhes garantiram o título de "propriedade referência" em Mato Grosso.
A Fazenda Seis Amigos, de Tapurah, implantou uma usina Termoelétrica de Bioenergia. A usina utiliza o gás de um sistema de tratamento dos dejetos de suínos que são depositados em 18 biodigestores. O biogás está interligado por 8 km de gasodutos e chega até duas caldeiras onde é queimado, aquecendo a água do sistema que é transformado em vapor. Um processo que movimenta a turbina é transformado em energia elétrica.
A Fazenda Santa Amélia, localizada no município de Campo Novo do Parecis, apostou na geração de energia solar. O proprietário Roberto Chioquetta implantou na propriedade uma estação de energia solar que gera 300 kVA – o dobro do que a propriedade necessita.
Ao fim das apresentações, pesquisadores, professores da Universidade Estadual do Texas, produtores rurais e técnicos do Sistema Famato discutiram projetos de intercâmbio, termos de colaboração entre o Sistema Famato e o Estado do Texas e investimentos em pesquisas.