Um grupo de 25 pessoas entre produtores rurais e técnicos do Sistema Famato estão em missão pelos Estados Unidos com o objetivo conhecer os modelos de produção utilizados pelos americanos e mostrar os "cases" de sucessos das propriedades rurais mato-grossenses vencedoras do Prêmio Sistema Famato em Campo 2017: Santa Amélia, de Campo Novo do Parecis, e Seis Amigos, de Tapurah. O grupo saiu de Cuiabá no sábado (26/05) e chegou em Austin, capital do Texas, no domingo (27/05).
A primeira agenda de atividades da comitiva foi segunda-feira (28/05) em uma propriedade rural reconhecida por suas práticas conservacionistas de solo, água, serviços ecossitêmicos e práticas inovadoras. O Rancho 77, criado em 1976, tem como principais atividades econômicas a criação de gado, pesca e caça.
Localizado próximo a Bloomington Grove, Texas, o Rancho 77 tem na lista de prioridades a conservação ambiental. Para isso, dedica-se à restauração de gramíneas nativas. Atualmente, abriga mais de 200 espécies de forbos e gramíneas em seus pastos. Além da reintrodução de espécies nativas, a fazenda iniciou um sistema de pastoreio rotativo para evitar a exploração excessiva das gramíneas. Equipamentos pesados e herbicidas são usados com moderação para garantir forragem sustentável e saudável.
O produtor rural Gary Price priorizou o desenvovimento de zonas úmidas e água. Segundo ele, a adição de gramíneas nativativas espessas filtram a água e retardam a erosão, o esccoamento e outros prblemas de qualidade da água. "Com isso, a qualidade da água foi otimizada pela conservação de terras agrícolas em áreas úmidas. As áreas foram estabelecidas em espécies de plantas de zonas úmidas para o uso de aves aquáicas. Isso minimizou as erosões e outros problemas de água e solo", disse Price.
Para diversificar a renda da propriedade, Price também investe em codornas, pesca de robalo, aves aquáticas e caça de aves. O produtor contou aos membros da comitiva que o rancho apóia, como também tem parcerias com universidades, centros de pesquisas, projetos de conservacionismo, órgãos de controle de aves e alguns projetos do governo. "Nós criamos o Rancho 77 para ser modelo de diversidade e sustentabilidade. Por isso temos aqui na propriedade vários experimentos e testes feitos pela Universidade do Texas, governo e empresas privadas", pontuou Sue Price, esposa de Gary.
O rancho é aberto para visitação e caça. "As pessoas visitam o rancho, pagam para caçar e com isso parte da renda é revertida na conservação ambiental da fazenda, manutenção e cuidados com as codornas. Atualmente, 20% da nossa renda vem da caça e pesca", contou Price.
O investimento no rancho cresceu e os proprietários adequaram cada vez mais a um plano de sustentabilidade econômica e ecológica a longo prazo. "O que pretendemos aqui, além de melhorar a nossa rentabilidade é melhorar as condições da terra, ser sustentável e garantir a qualidade de vida", disse Sue.
No mesmo dia, a comitiva visitou a Hooser Farm Corporation, criada em 1880. A propriedade também está localizada próximo a Bloomington Grove. A gestão da fazenda está na quarta geração, e tem como principais atividades o cultivo de algodão, milho, feno e gado (recria e comercializa para confinamentos).
Para alimentar o gado, o proprietário Jimmy Hooser utiliza dois tipos de alimentos fabricados na propriedade. Um leva 70% de milho e 30% de algodão, o outro 50% de milho e os outros 50% de palete. Na fazenda tem 60 vacas das raças Brangus, Hereford e Santa Gertrudis. E os bois são da raça wagyu, considerada a melhor carne do mundo.
Das 600 vacas, Hooser consegue 92% de parição e terminação para vender para o confinamento. Na fazenda são produzidas 3 mil toneladas de feno por ano.
Para o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Vilmondes Sebastião Tomain, a base da economia de Mato Grosso é o agronegócio, portanto é necessário conhecer outros modelos de produção e trazer ideias para incrementar a produção mato-grossense. "A nossa base econômica está no agro. Por isso, estamos interessados em ver novidades, trazer novas ideias para incrementar nossa prdução e ainda mostrar o que estamos fazendo", disse Vilmondes.
Nos Estados Unidos, o grupo ainda vai visitar a Universidade Estadual do Texas, Centros de Pesquisas, Farm Bureau (Waco, no Texas), Farm Bureau nacional em Washington, USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), Helix Center (Incubadora de Startups), em Sant Louis, e entre outros.
O grupo de 25 pessoas integra a Missão Técnica USA 2018 promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).