A Cartilha do Produtor – Brucelose, publicada pelo Sistema Famato, foi apresentada para os participantes do evento Agrotic Gado de Corte quinta-feira (25/05).
“O objetivo da cartilha é fazer com que o tema, que é muito importante para o produtor rural e para toda a pecuária mato-grossense, seja levado a todos em uma linguagem simples e de fácil entendimento”, informou o analista de Pecuária da Famato, Marcos Carvalho.
A publicação permite demonstrar as estratégias a serem implementadas para que o controle da brucelose nas propriedades seja avançado e, consequentemente, em todo o território mato-grossense.
O analista abordou a prevenção e combate à brucelose – doença contagiosa nos bovinos que também causa danos graves à saúde humana. Carvalho falou sobre a prevalência da doença no estado, o combate da doença na propriedade de forma estratégica, sinais clínicos, formas de transmissão, benefícios da vacinação, estudos epidemiológicos e fez uma análise econômica para o controle da doença.
Na sequência, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e head do AgriHub, Daniel Latorraca, apresentou o cenário agtech em Mato Grosso e as perspectivas futuras. Falou também sobre as ações do projeto AgriHub, de iniciativa do Sistema Famato, que tem o objetivo de fazer a ponte que liga a tecnologia ao campo.
Latorraca falou dos desafios para mapear os principais problemas do setor agropecuário em Mato Grosso, até mesmo para orientar as ações estratégicas do projeto. A equipe do AgriHub visitou regiões polo do estado e conversou com os produtores rurais. Desta rodada surgiu um grupo de produtores com perfil visionário e aptidão para tecnologia que constituiu a Rede de Fazendas Alfa.
O superintendente apresentou como foram os eventos de Conexão AgriHub, encontros que conectam os problemas do agro com as soluções desenvolvidas por startups e empresas de agtech. “Nesses encontros os produtores rurais conhecem soluções tecnológicas validadas pela equipe AgriHub e podem realizar testes reais em suas propriedades para auxiliar na adaptação das soluções para a realidade de Mato Grosso. São apresentadas soluções para problemas como manejo das lavouras, uso racional de defensivos, ferramentas para gestão das propriedades, planejamento de custos e receitas, previsão do tempo, entre outros”, explicou.
Os participantes do evento receberam gratuitamente o exemplar da cartilha da brucelose. O evento reuniu produtores rurais, pesquisadores da Embrapa, estudantes, representantes dos órgãos públicos e empresas desenvolvedoras de tecnologias.