A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) deram as boas-vindas às 39 lideranças do agronegócio de Mato Grosso inscritos para a 5ª turma da Academia de Liderança. O programa, que tem como principal objetivo estimular a formação de lideranças por meio do conhecimento, aconteceu nesta quinta-feira (17/05), no Senar-MT, em Cuiabá.
O diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, disse que a liderança é uma característica fundamental para qualquer área de atuação, em especial no agronegócio, já que é um setor em constante expansão em Mato Grosso e no país. “Para acompanhar esse crescimento e para que o setor continue em constante expansão, de forma sustentável, é fundamental que tenhamos líderes cada vez mais preparados para os novos desafios, por meio de treinamentos e trocas de experiencias. A ideia é que a que essa turma cresça junto com todos que fazem parte desse importante setor, que é o agronegócio mato-grossense”, disse Fidelis.
O assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini, um dos pioneiros do programa, falou da satisfação de ter acompanhado a formação de líderes que passaram pelo projeto e que hoje fazem a diferença em várias áreas de atuação. “Muitos que passaram por aqui já nasceram com o perfil de líderes, outros aprenderam ao longo da trajetória e outros através das palestras e trocas de experiências vividas na Academia de Liderança e em outros projetos do Sistema Famato, como o Futuros Produtores do Brasil”, disse Romanini.
Todo o conteúdo programático que será aplicado para a nova turma foi elaborado e dividido em 4 módulos, sendo todos presenciais. O primeiro que teve inicio ontem (17/05) segue com a programação até sábado (19/05), já o segundo está previsto para os dias 21, 22 e 23 de junho. O terceiro será de 30 de agosto a 1 de setembro, em Cuiabá, e o quarto e último será de 25 a 27 de setembro, em Brasília, onde visitarão a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Congresso Nacional e o Instituto Pensar Agro (FPA).
A turma é formada por produtores, presidentes de sindicatos rurais, membros da diretoria, associados e pessoas indicadas pelos do sindicatos. Os líderes conheceram toda a estrutura organizacional e cada setor do Senar-MT, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Famato através de uma visita guiada. O grupo foi recepcionado pelo presidente Normando Corral.
Ao dar as boas-vindas, Corral, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Federação na defesa do setor agropecuário e do produtor rural. Ele ainda tirou dúvidas e ouviu sugestões sobre a Contribuição Sindical Rural e o fortalecimento do sistema sindical.
Após as visitas, o grupo ficou por conta do coordenador do Departamento Sindical da CNA, Wilson Brandão, que fez um breve histórico do Sistema Sindical. Em seguida, o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou das principais ações do Sistema CNA desenvolvidas por meio das Comissões Nacionais, corpo técnico, comunicação, projetos e programas.
Na sua apresentação Lucchi falou da relevância da Academia de Liderança para o fortalecimento do setor. “Essa iniciativa do Sistema Famato é uma das melhores que nós temos visto no país, na formação de lideranças para o agronegócio. E vocês estão tendo uma grande oportunidade de conhecimento, de conhecer um pouco do que a Federação, a CNA e os sindicatos rurais fazem, os projetos e ações desenvolvidas, sem falar na troca de experiências e ainda entender o seu papel no fortalecimento desse sistema. A melhor forma de mudar uma situação é fazendo parte dela, porque não adianta reclamar que as coisas vão mal e estar de fora. Então, aproveitem essa oportunidade e valorizem o que o Sistema Famato está proporcionando”, disse Lucchi.
Já a gestora do Núcleo Jurídico da Famato, Elizete Ramos, apresentou as principais ações da Famato e a representatividade sindical em Mato Grosso e para fechar a programação da manhã o analista comportamental Paulo Francisco da Silva aplicou o questionário de análise comportamental realizado por meio do Profile Analisys Tool (PAT).
No período da tarde, os participantes assistiram a palestra “Case de Liderança” com o produtor rural e ex-presidente do Sistema Famato Rui Prado. Na sequência, a palestra foi sobre “Líder Coach”, com o coaching Ramiro Novak.