A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu na noite de quinta-feira (05/04) uma delegação com 33 representantes da União Europeia. Entre eles estavam 11 parlamentares que fazem parte da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu e os demais eram assessores e tradutores.
No grupo havia representantes da Polônia, França, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália. A delegação está no Brasil desde terça-feira (03/04) com o objetivo de conhecer o sistema de produção brasileiro, principalmente da carne bovina. Esta foi a terceira vez que a comissão fez uma viagem para fora da Europa, sendo a segunda delas no Brasil.
Em Mato Grosso, a delegação chegou na quarta-feira (04/04). Os parlamentares participaram de uma reunião com o governador Pedro Taques e, na sequência, visitaram um frigorífico em Várzea Grande e duas propriedades rurais, localizadas em Campo Verde e Chapada dos Guimarães, certificadas para exportar para a União Europeia.
Segundo a coordenadora do departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura (Mapa) Rosilene Lozzi Bandera, todos os membros elogiaram a qualidade técnica das fazendas e do frigorífico. Além disso, ficaram impressionados com a receptividade de Mato Grosso. “Eles se sentiram muito prestigiados e abertos a construírem uma confiança mútua com os brasileiros”.
Na Famato, o presidente Normando Corral fez uma apresentação sobre como funciona o Sistema Famato e o trabalho de representatividade de classe realizado pela entidade. Na sequência, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Otávio Celidonio, falou sobre os cursos desenvolvidos pela entidade, especialmente focados para a bovinocultura. O produtor rural e consultor Arioli Silva encerrou o encontro com uma apresentação detalhada sobre os dados da agricultura e da pecuária de Mato Grosso.
O chefe da delegação e representante da Polônia, Czesław Adam Siekierski, disse que ficou impressionado com tudo o que viu e ouviu sobre os produtores e a produção agropecuária de Mato Grosso e do país. “Acredito que juntos podemos fazer muito mais pela produção alimentar. Vimos que vocês têm ótimos profissionais e tradições muitos próximas da Europa”.
Os parlamentares tiveram reuniões esta semana no Mapa, no Senado Federal e na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília-DF.
No Mapa, tiveram a oportunidade de conhecer sobre as políticas públicas para o setor agropecuário brasileiro, pesquisas e programas como o ABC (Agricultura de Baixo Carbono). Além disso, receberam informações sobre a implementação do Código Florestal Brasileiro, dados sobre a produção nacional de carnes e de grãos do país e as exportações.
A missão do grupo no Brasil encerra neste sábado (07/04). Também participaram da reunião os diretores da Famato José Luiz Fidelis e Vilmondes Tomain. O assessor de relações institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini, e o ex-presidente da Famato, Zeca D’Ávila, também prestigiaram o encontro.