A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) deram as boas-vindas aos 20 participantes do curso Oficina Sindical 2018. O curso está inserido no Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS) coordenado pelo Sistema Famato. A turma é formada por presidentes, gerentes sindicais e colaboradores dos Sindicatos Rurais de várias regiões do estado. O curso começou hoje (21/03) e segue com programação de palestras até quinta-feira (22). O encontro está acontecendo no prédio do Senar-MT, em Cuiabá.
Na abertura, o diretor de Relações Institucionais José Luiz Fidelis ressaltou a importância de cada participante entender e ter conhecimento do funcionamento do sistema sindical. “Pelos cursos, os presidentes e colaboradores dos sindicatos estarão aptos para responder questões administrativas, sociais, ambientais, tributárias e fundiárias de acordo com as necessidades de cada região, como também tirar dúvidas sobre a Contribuição Sindical Rural e outros”, explicou Fidelis.
Para estreitar o relacionamento entre os sindicatos e o Sistema Famato, o grupo visitou o Edifício Famato e conheceu todos os setores da instituição: recepção, diretoria, núcleos Técnico, Financeiro, Administrativo, de Comunicação e Marketing e Sindical. A visita durou cerca de uma hora e foi guiada pela gestora do Núcleo Sindical Diana Maia.
O grupo conheceu também todo o funcionamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), onde as pesquisas e estudos de mercado de toda a cadeia produtiva de Mato Grosso acontecem. No Imea, o grupo foi recepcionado pelo gestor Técnico, Paulo Ozaki.
Além da visita física aos setores onde todo o sistema acontece, o grupo vai assistir palestras sobre as funções desempenhadas pelos núcleos, feitas pelos gestores de cada setor.
Amanhã (22), a turma vai conhecer as estruturas do Senar-MT, as atribuições de cada setor e seus colaboradores. As palestras serão direcionadas por colaboradores e gestores do Senar-MT.