As sete propriedades rurais finalistas da terceira edição do Prêmio Sistema Famato em Campo foram selecionadas na manhã desta terça-feira (24/10). A banca, composta por técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop Daniel Abreu, analisou os dados de 14 propriedades e selecionou as sete que mais pontuaram em diversos quesitos, entre eles a questão ambiental, social, trabalhista, econômica, entre outras.
Este ano o tema do prêmio é “Inovação”, por isso as novidades implantadas pelos produtores rurais de Mato Grosso tiveram o peso de 30% na pontuação final. “Além de buscarmos propriedades que são referência em suas regiões, queremos mostrar que o produtor mato-grossense está aberto ao novo”, informa a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi.
Cada uma das sete finalistas será considerada referência para a sua região e receberá uma placa e um troféu. Das sete propriedades referência regional, duas serão escolhidas como referência para Mato Grosso. Essas irão participar de uma Missão Técnica Internacional com tudo pago pelo Sistema Famato.
A Famato convida todos os produtores do estado para a cerimônia de premiação, que será no dia 9 de novembro, a partir das 13h30 no auditório da Famato, em Cuiabá-MT. “Posso dizer que tem muita coisa boa, muita novidade, propriedades que realmente servem de inspiração. E para comemorar o sucesso do Prêmio estamos preparando uma festa onde os sete proprietários selecionados terão a oportunidade de apresentarem suas histórias de sucesso”, acrescenta Lucélia.