A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu nesta sexta-feira (06/10) a visita do senador pelo Paraná Álvaro Dias. Na oportunidade, ele solicitou informações sobre as principais demandas do setor produtivo rural do estado.
Dias foi recebido pelo diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidelis que falou sobre as ações e trabalhos desenvolvidos pelo Fórum Agro MT – formado por lideranças do agronegócio de Mato Grosso. O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, também fez uma apresentação com dados agro.
"Proporcionalmente, as cidades do interior estão crescendo mais do que as capitais, fruto de um serviço que a agricultura está prestando ao país, descentralizando o contingente populacional", afirmou o senador.
O diretor da Famato José Luiz Fidelis destacou a importância do agronegócio para a economia estadual e, também, para o Brasil. Pontou que entre as principais dificuldades está a logística. “Precisamos de ações efetivas para contornar esse gargalo que é a logística. Boa parte da nossa produção se perde por causa das dificuldades que temos para escoar a produção", reforçou.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Pedro Schenkel, falou sobre a falta de segurança no campo. "Nossas famílias estão reféns de bandidos. Além da logística, este é um grande problema em nosso setor", disse.
O vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja de Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Elso Vicente Pozzobon, abordou a insegurança jurídica do setor. "Temos identificação com o seu Estado senador, mas vivemos hoje com a insegurança jurídica e as pressões daqueles que não conhecem nosso estado".
Também participaram da reunião o senador por Mato Grosso José Medeiros, a deputada por São Paulo, Renata Abreu, o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, o assessor institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Rogério Romanini, e o consultor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) Amado de Oliveira.