Com as inscrições da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo encerradas, a comissão organizadora do concurso vai se reunir no dia 4 de setembro para a seleção das 14 propriedades rurais que receberão a visita de avaliação da inovação inscrita. As visitas técnicas serão feitas no período de 11 de setembro a 6 de outubro. O prêmio é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Foram convidados para a banca de avaliação técnicos de várias cadeias produtivas do estado que representam as entidades: Famato, Senar, Imea, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e Instituto Mato-grossense do Algodão (Ima).
De acordo com a metodologia de avaliação, as inovações inscritas receberão a primeira pontuação de acordo com as respostas do questionário de inscrição. A partir daí serão selecionadas duas propriedades por macrorregião do estado, totalizando 14 fazendas que passarão para a próxima fase e terão os dados analisados e comprovados durante a visita.
Das 14 inovações, sete serão escolhidas para ocupar o posto de finalistas da 3ª edição do prêmio. Elas serão consideradas referência em suas respectivas regiões e ganharão um troféu e uma placa de reconhecimento. Os proprietários irão apresentar seus “cases de sucesso” durante um evento organizado pelo Sistema Famato dia 9 de novembro. Das sete finalistas, apenas duas serão eleitas propriedades referencias em inovação no estado de Mato Grosso.
As duas vencedoras participarão de uma Missão Técnica promovida pelo Sistema Famato com todas as despesas pagas, um troféu e uma placa personalizada do Prêmio Sistema Famato em reconhecimento ao título de propriedade inovadora que poderá ser fixada na entrada da fazenda.
A novidade desta edição é que os sindicatos rurais responsáveis pela indicação das propriedades vencedoras também serão premiados com a Missão Técnica do Sistema Famato e um troféu.
Tema – Diferente das edições anteriores, o tema do prêmio deste ano é “Inovação”. O objetivo é encontrar propriedades rurais que apostam em inovação criativa, além de identificar produtores rurais empreendedores com conhecimentos atualizados, habilidades e competências para atender mercados com crescentes exigências de qualidade e de inovações na produção.