A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) prestigiou a 25ª Feria Exposicion de San Ignacio de Velasco (Fexposiv) na Bolívia no dia 28 de julho. A tradicional feira é realizada pela Asociación de Ganaderos (Associação dos Pecuaristas) de San Ignacio e tem se tornado um dos maiores eventos da região.
O presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, esteve na feira e ressaltou a importância da parceria entre Mato Grosso e a Bolívia. “A pecuária na faixa de fronteira precisa se desenvolver, nós acreditamos que a aproximação e a troca de experiência e conhecimento entre produtores mato-grossenses e bolivianos, pode ser a chave desse desenvolvimento”.
Além de Jeremias, o vice-presidente da Região III da Famato, Márcio Lacerda, o presidente do Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trindade, José Teixeira e o Assessor Especial Sindical da entidade, Rui Faria participaram de uma reunião com autoridades de municípios brasileiros que fazem fronteira com a Bolívia.
Jeremias lembra que há um termo de cooperação entre Mato Grosso e Bolívia para o combate à febre aftosa. “O Fundo Estadual de Sanidade Animal doa todos os anos doses de vacina ao país vizinho, nossa intenção é que a faixa de fronteira continue livre da doença”.