Durante os seis primeiros meses de 2017, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), por meio do seu Núcleo Sindical, esteve em 44 Sindicatos Rurais do estado. As visitas fazem parte da rotina do núcleo e tem como principal objetivo auxiliar as entidades rurais municipais em suas rotinas administrativas.
“Nossas visitas não são para fiscalizar o sindicato e sim para fazer um raio-x do trabalho da entidade e assessorá-lo para que possa desempenhar suas atividades de maneira ainda mais eficiente”, explica o Diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.
Desde o início do ano, as visitas aos sindicatos são feitas sob demanda, ou seja, o sindicato solicita e a Famato vai até ele. Essas visitas normalmente são para auxílios administrativo e no processo eleitoral e assessoria nas posses. Durante a presença nos sindicatos, os analistas da Famato também apresentam aos colaboradores o programa de gerenciamento das informações (Gefine).
A gerente sindical de Água Boa, Cleide Fernandes, conheceu o Gefine em uma das visitas da Famato. Desde então, ela usa o programa e afirma que ele faz diferença em seu trabalho. “A Famato sempre trouxe ferramentas para melhorar o nosso trabalho, o Gefine é uma delas. Com ele tenho maior controle das minhas atividades, tudo fica mais organizado e mais fácil de entender”, conta.
Além dessas viagens sob demanda, os analistas sindicais também se deslocam para aplicar o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS) nos 29 sindicatos rurais que recebem recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Sindical (Fades). “O IDS é uma ferramenta que identifica como eles estão atuando no que diz respeito às obrigações legais, atuação institucional, gestão e prestação de serviços”, explica a gestora Diana Maia.
O Sindicato de Torixoréu é um dos que recebeu a aplicação do IDS este ano. O presidente, Ademilson Pereira de Queiroz, destaca a importância de ter aplicado a ferramenta. “Por meio do IDS conseguimos detectar o que precisava ser melhorado e também estipulamos metas a serem cumpridas. Hoje, cinco meses depois, já conseguimos notar os resultados positivos. Nosso sindicato está mais organizado”.
Cursos e Programas Especiais – O Núcleo Sindical da Famato, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), promove os cursos do Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS). Para 2017 estão previstas oito capacitações, cinco delas já aconteceram, mais três estão programadas para o segundo semestre. Ao todo serão mais de 200 vagas. Segundo Diana, estes treinamentos são essenciais para que o colaborador do Sindicato se mantenha atualizado e preparado para atender o associado.
A parceria Famato e Senar-MT também realiza a Academia de Liderança, o Futuros Produtores do Brasil e a Academia Sindical – programas especiais com a finalidade de preparar os líderes e futuros líderes sindicais e quem trabalha com esses públicos desempenhar melhor suas atividades.