Desde o lançamento da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), na Conferência do Clima de Paris (COP 21), em Paris, no ano de 2015, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) tem participado ativamente das discussões e planejamentos do programa. Nesta semana, a Famato esteve presente na oficina de planejamento da estratégia PCI, com mais de 60 representantes de entidades públicas, privadas e de Ongs. O evento aconteceu no Hotel Delmond, em Cuiabá, nos dias 23 e 24 de maio.
Na oficina foram apresentados os dados do mapeamento de iniciativas que já estão acontecendo no Estado. Este mapeamento foi realizado pela empresa de consultoria Trama, contratada pela Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), entidade financiada e dirigida pelos Países Baixos, Dinamarca, Suíça e Noruega, responsável também em traçar os próximos passos da estratégia PCI. O diagnóstico identificou 204 ações em andamento e seis pontos estratégicos que devem ser trabalhados.
“Em uma primeira fase do planejamento fizemos um diagnóstico, ouvimos os membros do PCI, da iniciativa pública e privada, representantes do setor produtivo rural, Ongs e sociedade civil para chegarmos nas principais metas. Com isso, conseguimos mapear 204 iniciativas, entre públicas e privadas e identificar seis sistemas transversais para serem discutidos, que é o que estamos fazendo aqui hoje”, disse o diretor executivo do PCI Fernando Sampaio.
Os participantes da oficina foram divididos em seis grupos. Cada um ficou incumbido de elaborar propostas de ação para os temas que norteiam o planejamento, são eles: regularização ambiental e restauração florestal, mecanismos de financiamento, regularização fundiária, mercados regionais e da sociobiodiversidade, agregação de valor e mercados internacionais e difusão de tecnologias e boas práticas.
Segundo Sampaio, de todas as ações da estratégia PCI, desde o lançamento, a mais importante é o planejamento. “Durante o ano de 2016, a PCI deu seus primeiros passos para a estratégia conseguir colocar o ‘pé no chão’. Começou formando um comitê, estruturando algumas secretarias executivas e grupos de trabalho e, agora, em 2017 estamos avançando mais alguns passos e esse processo de planejamento estratégico é um dos mais importantes até o momento”, avaliou Sampaio.
A previsão é de que até 2030 todas as metas sejam atingidas. “E, para isso, a nossa didática será apontar as ações prioritárias e resolver os gargalos”, apontou o diretor executivo.