Os sindicatos rurais de Mato Grosso que possuem alguma inadimplência com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) poderão revisar seus débitos e posteriormente os renegociarem com descontos que chegam até 50% do valor devido. A novidade foi anunciada dia 19/05 durante uma reunião entre presidentes de sindicatos rurais e representantes do Ecad, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária e Mato Grosso (Famato).
“Há muito tempo há discordâncias em relação aos valores que os sindicatos precisam recolher quando vão realizar eventos, principalmente as exposições agropecuárias. Essa falta de entendimento gerou débitos que agora serão revistos e negociados e, o mais importante, de forma clara para ambos os lados”, pontuou o diretor Administrativo e Financeiro Vilmondes Tomain.
A negociação se dará entre os sindicatos rurais e o Ecad. Para isso os sindicatos que possuem alguma pendência devem enviar as informações dos eventos, inclusive com o borderô de vendas, diretamente ao ECAD. Cabe ao escritório analisar as informações e adequar a cobrança.
“A ideia é transformar uma cobrança pouco amistosa, sem informações adequadas, sem dados técnicos em informações muito precisas e técnicas. Vamos analisar todo o material enviado pelos sindicatos para adequarmos a cobrança”, explicou o gerente regional do Ecad, Nereu Silveira.
O valor final, considerado após a análise técnica, será lançado em uma campanha de recuperação de débitos do Ecad. A campanha vai até dia 31 de julho e oferece parcelamentos e descontos de até 50% do débito.
Ecad – O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela lei 5.988/73 e mantida pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13. Seu principal objetivo é centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical. Com gestão profissionalizada e premiada, a instituição é considerada referência na área em que atua e dispõe de um dos mais avançados modelos de arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública musical do mundo.