A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou da reunião da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Pecuária e da Agricultura do Brasil (CNA), realizada dia 28 de abril durante a 83ª ExpoZebu em Uberaba, Minas Gerais. O representante da Famato no encontro, o produtor rural João Oliveira Gouveia Neto, avaliou positivamente a reunião e informou que foram discutidos assuntos que são de interesse de toda a classe, dentre eles a avaliação dos impactos da operação Carne Fraca, a retirada da vacina contra a febre aftosa e as exportações de material genético e de bovinos vivos.
“O fim da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa é a meta do Mapa e para isso o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) está sendo reestruturado. O novo plano terá início em 2017 com prazo para conclusão em 2026. De acordo com o cronograma inicial, em Mato Grosso a última vacinação deve ocorrer em maio de 2021. Mas o tema é de alta complexidade e exige debate, inclusive no que diz respeito aos ajustes no plano de erradicação da doença. É necessário uma série de comprovação laboratorial de sorologia na OIE, portanto todos os passos devem ser minuciosamente cumpridos, e a participação dos produtores nesse processo é muito importante. A Famato está acompanhando de perto esse processo, afinal representamos o estado com maior rebanho bovino do país e acreditamos que tudo deve ser feito com responsabilidade”, comenta Neto.
Durante a reunião, o chefe da Divisão de Trânsito Internacional do Ministério da Agricultura, Rodrigo Padovani, disse que desde o ano passado seis novos países fecharam protocolos de comércio para a compra de sêmen e embriões e que vários outros acordos devem ocorrer. “Paraguai, Bolívia e Uruguai abriam os mercados para embriões enquanto Etiópia, Israel e Vietnã iniciaram o comércio de sêmen. Outros acordos firmados pelo Brasil ampliaram a exportação de gado vivo, tanto para o abate quanto para a reprodução e melhoramento de rebanho”, informou.
O representante da Famato reforça que a exportação de genética bovina é mais uma opção para o produtor. “Nesses momentos de desvalorização do preço da carne, o comércio de genética e de gado vivo é uma boa alternativa para o produtor buscar novos mercados”.
Durante a reunião também foi apresentado um resumo do Programa de Bonificação de Raças Bovinas, uma plataforma da CNA que garante carne de qualidade para o consumidor e lucro para o produtor. O Programa Pró-Genética foi detalhado por Lauro Fraga, da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ). A partir de agora, o projeto terá participação da CNA em parceria com a ABCZ. Em Mato Grosso a Famato apoia o programa desde 2015.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.