A chegada dos trilhos da ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá foi a pauta de uma reunião na última sexta-feira (20/01) no palácio do Governo. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) faz parte das entidades que compõem o Fórum Pró-Ferrovia, em Cuiabá, e foi representada pelo diretor de Relações Institucionais José Luiz Fidelis.
No encontro, as entidades conheceram parte do projeto de inclusão do trecho ferroviário entre Rondonópolis e Cuiabá. Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Vicente Vuolo, o trecho está dentro das obrigações da Concessionaria Rumo ALL (responsável pela malha paulista também) e a utilização do recurso para pagamento de encargos e parte da outorga para realização das obras de ampliação do modal em Mato Grosso, cujo investimento está em torno de R$ 1,36 bilhão.
Desde a criação do Fórum Pró-Ferrovia, a Famato vem se posicionando favoravelmente ao empreendimento logístico. “Nós temos que garantir que o produtor rural incremente ganho naquilo que produz. O transporte garante isso, independentemente do tamanho da exploração que fazem os produtores de uma determinada região. O Vale do Rio Cuiabá é uma região importante, onde agrega vários Sindicatos Rurais filiados ao nosso Sistema”, pontuou o diretor da Famato, José Luiz Fidelis.
Atualmente, a ferrovia transporta o equivalente a 18 milhões de toneladas por ano. Movimenta cargas de Mato Grosso até o porto de Santos, em São Paulo. Em Rondonópolis, o terminal ferroviário é considerado o maior da América Latina, com uma área de 400 hectares. Construída em etapas, a próxima é chegar em Cuiabá e em seguida avançar para o norte e noroeste de Mato Grosso.
O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá é composto por 16 entidades. Na reunião, foram apresentados ao governador os estudos produzidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que comprovam a viabilidade do modal logístico passar em Cuiabá e, posteriormente, conectar o ramal em Sinop. Com este trecho, a expectativa para os próximos anos é ampliar o escoamento da produção agrícola.
Concessão – Além de estimular as concessões no país, a Medida Provisória 752/2016 prevê a antecipação dos contratos de concessões de ferrovias e a destinação de recursos para outros ramais em vários estados. Atualmente, o Governo Federal discute a prorrogação por mais 30 anos, de 2018 até 2058, da concessão da empresa Rumo ALL.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Marcelo Duarte, o ramal até Cuiabá e, posteriormente, até Sorriso já está sendo pensado e planejado pela concessionária. “O Estado de Mato Grosso tem informações de que a empresa pretende fazer investimentos na ordem de R$ 5 bilhões, nos próximos anos. No entanto, depende desta prorrogação da Malha Paulista. Nós vamos propor nesta negociação que os trilhos avancem até a capital”, afirmou.
Na reunião, o governador Pedro Taques assinou um documento com as intenções de Mato Grosso que será apresentado ao Governo Federal. Desta forma, o Fórum Pró-Ferrovia ganhou o apoio do governo para defender em Brasília a inclusão do trecho ferroviário entre Rondonópolis e Cuiabá.