A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa aos produtores rurais que a Guia Complementar da Contribuição Sindical referente ao exercício de 2015 deve ser paga até segunda-feira (01/11). Já a guia referente ao exercício de 2016 tem o vencimento dia 30/11.
“Essa guia é enviada posteriormente para os contribuintes que adquiriram novos imóveis porque a base utilizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para a geração da Contribuição Sindical são as informações do Imposto Territorial Rural (ITR) que são repassadas pela Receita Federal. Entretanto a Receita demora quase dois anos para passar essas informações”, explica o supervisor de Arrecadação da Famato Balthazar Barbosa.
Barbosa reforça que o contribuinte não está pagando pelo mesmo imóvel em duplicidade. “A Guia Complementar refere-se apenas aos imóveis que não constavam nas guias de pagamento da Contribuição Sindical que venceram em 2015 e/ou 2016. O contribuinte que tem dúvidas pode consultar o campo “Dados dos Imóveis Rurais” da Guia Complementar e comparar com o número do imóvel que foi pago na guia original”.
Diferente da guia original de arrecadação da Contribuição Sindical, a Guia Complementar não é verde. “Além disso, vem em destaque a frase “Lançamento Complementar”, acrescenta o gestor do núcleo Financeiro da Famato, Thiago Paes.
Para mais informações, entre em contato com o setor de Arrecadação da Famato pelos telefones: (065) 3928-4420; 4498; 4496; 4449.