Os membros da Academia de Liderança, turma Famato, participaram hoje (07/10), no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, de uma oficina de Comunicação e Mídia Training. Através de técnicas e dinâmicas os futuros líderes entenderam que tão importante quanto conceber boas ideias, é saber colocá-las no papel e apresentá-las. “Comunicação é tudo, por isso é imprescindível que um bom orador desenvolva as suas habilidades de argumentação e de postura na hora de uma apresentação em público”, disse a fonoaudióloga e coach de Performance Comunicativa, Patrícia Rangel.
A Academia de Liderança é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e com o apoio dos Sindicatos Rurais do estado. O programa foi criado em 2014 e já capacitou 65 líderes para atuar no setor do agronegócio. Os participantes são produtores rurais indicados pelos sindicatos.
“O objetivo deste módulo é apresentar para os participantes um pouco desse universo da comunicação e oferecer uma oportunidade de aperfeiçoamento das técnicas de oralidade, especialmente para aqueles que são líderes e têm a responsabilidade de representar o produtor rural”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.
Patrícia discorreu sobre técnicas de marketing pessoal, falar em público, entrevistas, maneiras de perder a timidez, como expor as ideias, persuadir seu público e técnicas de como criar apresentações. “O individuo é reconhecido não apenas pelo talento, mas também pelo espírito de liderança e pela forma de se comunicar. Por isso é importante conhecer todas essas teorias e práticas”, orientou Patrícia.
A coach mostrou a Programação Neurolinguística (PNL), que segundo ela é a maneira como as pessoas pensam e se comunicam. O PNL é um modelo de como as pessoas estruturam suas experiências. Por exemplo, o modo que cada um tem de processar a informação. Umas se guiam pelo meio visual, algumas auditiva e outras pelas sensações. Após a explicação, a fonoaudióloga provocou a reflexão. “Como vocês se lembram das coisas, através de palavras ou imagens?”, questionou.
Para o participante do município de Itiquira, Roberto Carlos Montagna a oficina deu base para aprender e desenvolver maneiras eficazes de como comunicar de uma forma compassiva e honesta com o receptor. “Além de me comunicar com segurança, aprendi a resolver conflitos de uma forma construtiva, clara e eficiente e controlar emoções negativas ao discursar ou conceder uma entrevista”, disse Montagna.
Os líderes interagiram entre si por meio de dinâmicas que utilizaram recursos verbais e não verbais. A comunicação verbal utiliza vocábulos, palavras (oral ou escrita), já a não verbal engloba o uso da linguagem corporal, através de expressões faciais e gestos.
A utilização adequada dos recursos vocais também foi discutida. “Devemos estar atentos “como falamos”. Não basta sabermos apenas o que falar. A voz é quem transmite o que somos ou sentimos e ouvi-la é o primeiro passo para mudança e aprimoramento”, orientou.
Os alunos aprenderam o uso correto dos microfones sejam eles de mão, mesa, lapela ou headset. Como também receberam dicas de planejamento de discursos, nas suas quatro fases, abertura, desenvolvimento, preparação e conclusão. Eles também simularam uma entrevista gravada para um programa de televisão para colocar em prática o conhecimento adquirido.
“Aprendemos como nos preparar de forma estratégica para a divulgação dos nossos projetos e causas à frente do sindicato. E como compartilhar as nossas ideias de maneira que tenham grande visibilidade, principalmente atingindo nosso público alvo, os produtores rurais”, disse o presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Ereno Giacomelli, participante da Academia.
O treinamento de Comunicação e Mídia Training continua no sábado (08/10), com a participação da gestora do Núcleo de Comunicação da Famato, Cláudia Luz.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, SENAR-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.