A gestora do Núcleo Jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Elizete Ramos, é a nova presidente do Conselho Estadual do Trabalho (CETb). A eleição foi nessa quinta-feira (01/09).
O acompanhamento do mercado de trabalho, a aprovação de diretrizes e programas do Sistema Nacional de Emprego (SINE), o incentivo a medidas concretas que visem à qualificação de mão de obra e a participação na elaboração do Plano de Trabalho do Sistema Nacional de Emprego estão entre as atribuições do Conselho que foi criado há 20 anos.
O CETb é formado por representantes do governo, setor patronal e trabalhadores. Além de Elizete como titular, a analista Trabalhista da Famato, Maíra Safra, também representa a entidade como membro suplente. Durante a sua gestão, que será de um ano, Elizete vai priorizar o fortalecimento dos conselhos municipais e a qualificação do trabalhador.
“Uma coisa puxa a outra. Com os conselhos municipais fortes será possível trabalhar a questão da mão-de-obra, ofertando qualificação. E neste momento de crise, quando a oferta de emprego está menor, o trabalhador qualificado com certeza tem mais chances de se destacar no mercado”.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.