A turma 2016 do projeto Futuros Produtores do Brasil participa, hoje (25/08), amanhã (26/08) e sábado (27/08), do segundo módulo do programa. O primeiro dia do encontro é dedicado ao autoconhecimento com a apresentação dos resultados do Profile Analysis Tool (PAT), ferramenta que traça o perfil do ser humano e o auxilia em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O projeto é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais do estado desde 2013, um dos objetivos é gerar paixão nos jovens e, a partir desta experiência, motivá-los a decidir sobre suas carreiras e sobre a vida.
“Nós queremos muito mais que incentivar o processo de sucessão familiar na agropecuária mato-grossense, pretendemos contribuir com a formação pessoal e profissional destes jovens, para que alcancem o sucesso independente da carreira que escolherem”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.
Durante o encontro, os participantes receberam a análise dos seus perfis que havia sido aplicada no módulo passado. O analista comportamental, Paulo Roberto Francisco da Silva, responsável pelo PAT no projeto Futuros Produtores, explica que autoconhecimento é a chave do sucesso. “Muitas vezes nossos inimigos são nós mesmos. Conhecer nossas forças e fraquezas nos permite fortalecer o que temos de melhor e trabalhar os nossos pontos fracos”.
“Sou filha de produtor, mas decidi seguir profissionalmente como esteticista, conhecer de forma detalhada o meu perfil e saber como eu reajo diante das situações vai ajudar a lidar com as diferenças que porventura surgirem em casa”, conta a participante de Poconé, Ieda Silva.
Para o Futuro Produtor de Água Boa, Carlos Fernando, a análise comportamental por meio do PAT permitiu que ele detectasse o que tem de melhor. “Descobri que sou uma pessoa muito centrada e tranquila, vou poder fortalecer isso e usar da melhor forma possível no meu dia a dia”.
Amanhã no período da manhã os Futuros Produtores vão conhecer uma propriedade referência em pecuária de corte em Mato Grosso, à tarde e no sábado terão palestras técnicas sobre a pecuária.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.