A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou da segunda reunião do Grupo Paritário de Trabalho (GPT) da BR-163, realizada esta semana em Cuiabá. O grupo, montado por iniciativa da Concessionária Rota do Oeste sob regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem o objetivo de reunir representantes da sociedade civil para colher sugestões e achar soluções para melhorias que estão além do contrato e que podem ser implementadas no trecho sob concessão nas rodovias BR-163, 364 e 070.
“A BR-163 é uma das mais importantes vias de escoamento de Mato Grosso, por isso é importante que o produtor rural também participe deste processo. Desta forma, o produtor que tiver sugestões de melhorias e mudanças para propor ao grupo pode nos procurar que levaremos as propostas para serem debatidas nas próximas reuniões”, afirma o representante da Famato no grupo, Edvaldo Belisário.
Além da Famato e da Concessionária, responsáveis de entidades ligadas à rodovia discutiram, nessa segunda reunião, ações para reduzir o número de acidentes em três pontos cujos indicadores de ocorrências estão entre os mais altos. São eles: o trecho do km 349, na Serra de São Vicente, e pontos das passagens urbanas de Sinop e Rondonópolis. Os dois últimos terão a solução definitiva com as obras contratuais da Concessionária. O grupo discutiu, no entanto, ações imediatas para melhorar o cenário até lá. No trecho da Serra, o responsável é o Governo Federal, por meio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes).
A ausência de uma base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região de Sinop foi outro ponto discutido durante a reunião. Segundo o superintendente substituto da PRF, Raphael Guerra, as bases mais próximas ficam no município de Nova Santa Helena, fora do trecho sob concessão da Rota do Oeste, a 100 quilômetros ao norte de Sinop, e em Sorriso, 100 quilômetros ao sul.
Nas próximas reuniões, o grupo discutirá medidas para melhorar o tráfego na travessia urbana de Sinop, entretanto até que seja encontrada uma solução definitiva a Rota do Oeste vai ceder uma das estruturas de Bases de Atendimento ao Usuário (SAUs) para que a PRF se instale em Sinop.
Para a 3ª reunião, que ainda não tem data definida, algumas pautas sugeridas por representantes da ANTT são: controle de acessos em travessias urbanas, estacionamento de veículos de carga nas pistas de rolamento e retornos irregulares em pistas duplicadas.
Alargamento de pista – Na primeira reunião do GPT da BR-163, realizada em 11 de maio, a PRF havia sugerido um alargamento da pista no quilômetro 120 da BR-163, usada pelos usuários que trafegam no sentido norte, de Itiquira a Rondonópolis e chegam ao Trevão deste município. Nesse ponto, a pista passará a ter duas faixas, que darão acesso ao entroncamento para os usuários que desejam seguir pela BR-163, em direção a Cuiabá, ou pela BR-364, em direção a Goiás. A medida proporcionaria mais fluidez ao tráfego no local, onde é registrada lentidão principalmente no período da tarde. O projeto deste ajuste está em fase de elaboração e análise pela Concessionária e pela ANTT.