A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou nos dias 19 e 20 de maio do Workshop Sindical realizado pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Participaram do evento 25 federações do país.
A CNA está elaborando um plano de ações para fortalecer os Sindicatos Rurais do Brasil. E, por meio do workshop, a CNA conseguiu ouvir os apontamentos feitos pelos representantes das federações. "O objetivo do evento foi ouvir as federações para que sejam elaboradas ações para o fortalecimento das bases", disse o presidente da CNA João Martins.
A regularidade dos sindicatos, comunicação, capacitação e ferramentas de gestão para os sindicatos, como o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), foram assuntos abortados durante o evento.
O Departamento Sindical da CNA e o Senar Central estão engajados pelo fortalecimento dos sindicatos. A CNA está trabalhando no programa Gersind, que inicialmente servirá para auxiliar na administração do banco de dados do sindicato rural, colaborando com a manutenção de dados dos associados e organização no processo eleitoral.
Na ocasião a CNA apresentou propostas, como a Escola Sindical que irá capacitar os dirigentes e os colaboradores do sindicato. O objetivo principal das capacitações será de proporcionar melhor atendimento aos produtores rurais e trabalhar o sindicalismo rural com os novos dirigentes. As capacitações serão formatadas de acordo com as necessidades e expectativas das federações.
A CNA propôs a ferramenta do IDS como sistema padrão para todos os sindicatos, em que haverá um estatuto disponível como modelo aos sindicatos e um manual sindical. As federações terão 30 dias para encaminhar casos de sucesso dos sindicatos que de alguma forma realizam ações diferenciadas aos associados e conseguem atraí-los para a casa do produtor (sindicato). Com isso, a CNA pretende montar um portfólio de cases de sucesso e disponibilizar aos sindicatos de todo o Brasil.
De acordo com a gestora sindical da Famato Diana Maia, a entidade apoia a iniciativa da CNA e já utiliza algumas ferramentas para o fortalecimento das bases. "Como, por exemplo, o IDS que a Famato aplica nos sindicatos desde 2012, o curso de Gestão com Qualidade no Sindicato (GQS), que já foi realizado em 15 sindicatos, e possui uma turma em andamento com seis sindicatos que será encerrada este ano e o programa de gerenciamento das informações GEFINE, que alguns sindicatos já utilizam desde o 2014", destacou a gestora sindical.