A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou na última semana da reunião do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos na Sede da Eletronorte. Na reunião foram aprovadas 1.115 ligações de energia elétrica complementares ao programa em Mato Grosso. Participou da reunião o assessor de Relações Institucionais da entidade Edvaldo Belisário dos Santos, designado pelo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concel-MT) como membro titular do CGE.
Belisário destacou que o Comitê Gestor Estadual de Universalização de Energia Elétrica em Mato Grosso ficou desativado nos últimos dois anos, mas continuará com as suas atribuições, entre elas está acompanhar de perto o andamento do programa e o cumprimento das metas já estabelecidas como a universalização de energia elétrica rural em todo o Estado de Mato Grosso. A previsão é de que esse trabalho seja finalizado em 2019.
O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pela concessionária de energia Energisa, de Mato Grosso. As reuniões do comitê são realizadas na sede da Eletronorte, em Cuiabá, e o acompanhamento do cronograma de obras é integrado por representantes da Eletronorte, Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concel), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ager, Incra, AMM, Sebrae, UFMT, Energisa e a coordenação do Comitê Gestor Estadual é de responsabilidade da Eletronorte.