O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, aproveitou dois oportunos eventos do setor do agronegócio em Mato Grosso para anunciar as medidas que a entidade deve tomar contra a declaração de um membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) incitando a invasão de propriedades rurais no Brasil, proferida dentro do Palácio do Planalto. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apresentou uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) contra o secretário de Finanças da Contag, Aristides Santos, dentre outras medidas.
A providência foi anunciada para produtores rurais, imprensa e ao público em geral no lançamento da 52ª Expoagro, em Cuiabá, e na abertura da II Farm Show, em Primavera do Leste, na terça-feira (05/04). "Nós assistimos com muita indignação um representante da Contag, Aristides dos Santos, incitando os seus associados a invadirem propriedades particulares com uso de violência. Isso é um ato criminoso, repugnante, principalmente na frente da presidente da República e dentro do Palácio do Planalto", argumentou Prado, informando que todas as medidas legais serão tomadas pela Famato contra os responsáveis.
"Nós vamos tomar as providências cabíveis nesse assunto, com muita tranquilidade, sempre dentro da legalidade. No Brasil, não se cabe mais situações como essa. Estamos aqui, no lançamento de uma feira agropecuária onde se propõe avanço tecnológico, desenvolvimento, e pessoas ainda incitando violência e invasão de terras. Não podemos aceitar isso", sentenciou o presidente da Famato, durante o lançamento da Expoagro deste ano.
Prado ainda informou que a entidade está levando a situação das invasões, que começaram a ser registradas em fazendas do Estado desde o último fim de semana – em Lucas do Rio Verde e Juruena –, às autoridades da área de segurança pública. "O governador Pedro Taques também já está ciente disso e ele foi muito categórico dizendo que a lei vai ser cumprida dentro do Estado, que é o que, nós produtores rurais, queremos".
Rui Prado também lembrou que, com a invasão de propriedades rurais, crimes ambientais são cometidos, à medida que o desmatamento sem licença acaba acontecendo, "sem contar a violência, porque ninguém invade uma área sem um facão nas mãos, sem arma", levantou.
No lançamento da Expoagro 2016, a manifestação de Prado foi endossada pelo presidente do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte, Jorge Pires. "Percorrendo a região norte de Mato Grosso, tivemos notícia das invasões. Endosso o repúdio, não se pode mais permitir isso no país".
Em Primavera do Leste, o principal palestrante da abertura da Farm Show foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que rejeitou as contas do governo federal em decorrência das chamadas "pedaladas fiscais", responsáveis por gerar um déficit mais de R$ 100 milhões nas contas públicas. Em virtude da atuação do ministro, Prado o premiou com o troféu de mérito da Famato Luiz Alfeu.
"Quero aproveitar hoje, ministro, para tratar de um assunto que vem nos incomodando muito no país. Além da crise instalada, de empresas diminuindo a sua atividade econômica, da crise política que vivemos, ainda temos a fala do membro da Contag dentro do Palácio do Planalto incitando as pessoas a fazerem invasão de terra e a violência. Diante disso, é um orgulho pra gente entregar esse troféu para o senhor, um homem que anda na contramão dessa onda de corrupção que está destruindo o país, que teve a coragem que o senhor teve".
A Famato divulgou uma nota de repúdio à fala do secretário de Finanças da Contag. Veja a nota em: http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=236631