Iniciou na manhã dessa quinta-feira (31/03) o 3° encontro da Academia de Liderança – turma 2015/2016. Serão três dias de capacitação, de 31/03 a 02/04, divididos em dois módulos sobre Media Training e Gestão de Tempo. O objetivo do programa realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) é contribuir com o aprimoramento das lideranças sindicais do agronegócio de Mato Grosso.
Hoje o treinamento para dirigentes sindicais foi sobre media training. A master coach Sônia Regina Guimarães abordou como as instituições devem se relacionar com a imprensa, se comportar diante das câmeras com desenvoltura e falar em público.
Sônia destacou que os representantes de uma instituição, no caso os dirigentes sindicais, devem estar sempre prontos para fornecer informações para a imprensa. "Através da mídia, vocês falam com a sociedade. Sendo assim, é necessário ter domínio do assunto, assim como ter tranquilidade para se expressar", salientou.
Simplificar a linguagem para obter maior alcance da mensagem até as mais variadas classes sociais também é defendida pela palestrante. "A relação com a imprensa serve de intermediário entre o que ocorre na instituição e a sociedade. Vocês precisam, como representantes de uma classe, dar essa satisfação à população e quem faz a intermediação disso é o jornalista. Vocês precisam conhecer os procedimentos e as maneiras de transmitir essas informações de forma clara e que não crie dubiedade", pontuou Sônia.
Segundo a palestrante, a relação fonte/imprensa é construída a médio e longo prazo. "É uma questão de confiança e bom tratamento com os profissionais de comunicação", observou.
Os dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de entender que a comunicação é muito importante para divulgar e valorizar o trabalho desenvolvido na instituição.
Durante as atividades, os participantes tiveram contato com o que ocorre nos bastidores de uma emissora de TV. Uma câmera foi colocada na frente deles para treinar o modo de falar, os gestos articulados e a linguagem utilizada no vídeo.
Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum Luiz Carlos Gonçalves o módulo media training foi o que mais despertou interesse, já que o assunto está diretamente ligado ao dia-a-dia tanto profissional como pessoal. Para ele falar em público ou conceder uma entrevista sempre foi um desafio. "A Academia de Liderança está me possibilitando conhecer meus medos, a lidar com eles e a superá-los. Hoje aprendi aqui a me preparar para enfrentar os desafios que me são propostos à frente do Sindicato Rural do meu município", disse Gonçalves.
A produtora rural Carla Paludo destacou a importância do conhecimento técnico e salientou que o principal é enfrentar os medos e dominar o assunto. "Participar da Academia de Liderança está sendo muito gratificante e proveitoso. Aprendi a falar em público, a conceder entrevista e ainda aprendi que a expressão corporal influência muito para passar confiança a quem está assistindo", reforçou.
Os dirigentes também aprenderam como estruturar um discurso, estratégias para tornar a fala mais atraente, como trabalhar os assuntos críticos e domínio nas respostas de perguntas ácidas e como atuar em auditórios.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.