Pela primeira vez, no município de Cocalinho, o Sindicato Rural é presidido por uma mulher: a produtora Anita Ferreira de Camargos Franco. Para ela, contar com o apoio familiar para exercer as diversas atividades que desempenha, além da liderança do sindicato, é fundamental. Nesta matéria, em mais uma homenagem às presidentes de Sindicato Rural de Mato Grosso, vamos conhecer um pouco mais sobre sua história.
Natural de Matutina, interior de Minas Gerais, Anita está em Mato Grosso há 31 anos. Ela é psicóloga, funcionária pública aposentada e produtora rural.
Casada, mãe de dois filhos, a produtora passa a maior parte do seu tempo envolvida com as atividades do sindicato, com a propriedade rural familiar e garante que ainda sobra tempo para cuidar da casa e da família.
A produtora rural assumiu recentemente a presidência do sindicato para o triênio 2016/2019, porém trabalha pela categoria desde a criação do sindicato, em 2001.
Anita contou que sua história no Sindicato Rural de Cocalinho começou quando o fundador Vandir Rodrigues a convidou para mobilizar cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) aos produtores da região. “A partir daí começou a minha vida no sindicato. Eu tive o prazer de ver o nascimento e a construção da nossa sede”, contou.
No período de construção do Tatersal, por volta de 2010, o presidente da época Manoel Antônio Telles pediu para que Anita escolhesse o nome que seria dado ao tatersal. Ele foi batizado de “Portal do Bezerro”. “Não sabia eu que esse portal me daria a oportunidade de me dedica e lutar por melhorias para o município de Cocalinho, que desde que cheguei aqui só fiz acreditar e amar. Pude acompanhar e assistir desde o início os trabalhos das diretorias anteriores em defesa dos pecuaristas e agricultores deste município que me acolheu tão bem”, disse.
A presidente disse que abraçou os produtores rurais de Cocalinho como se abraça uma família. “Trabalhar ao lado dos meus companheiros produtores rurais é uma satisfação, conviver com eles então é como estar em família, todos falando a mesma língua”.
As mobilizações para os cursos do Senar-MT, as promoções e cursos de qualificação pelas Associações das Voluntárias de Cocalinho, a coordenação de trabalhos sociais junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, coordenação das ações da ONG Instituto Água Viva – Preservação Ambiental, trabalho de limpeza e conscientização dos proprietários e ribeirinhos das margens dos Rios Cocalinho e Araguaia, otimização de projetos de manutenção das APAS e reposição das matas ciliares, promoções sociais e participações no zoneamento são algumas das atribuições já desenvolvidas pela presidente Anita durante os 15 anos envolvida na defesa dos produtores rurais.
Na história de vida de Anita é possível perceber que ela sempre se destacou em algum aspecto. Recebeu do governo de Mato Grosso um diploma de honra ao mérito por exercer a função de funcionária pública concursada, presidiu durante 18 anos a Associação das Voluntárias de Cocalinho, conseguiu o prédio para a sede da associação e a construção do prédio do centro de apoio aos idosos.
Anita relatou que se sente segura no cargo de presidente, ao contrário de mulheres que sofrem preconceitos ao assumir cargos relativamente masculinos. “Estou segura, sempre fui amparada pelo meu esposo e sempre tive o apoio dos meus dois filhos. Minha família é meu porto seguro e neles encontro coragem e luz para projetar e desenvolver ações que vão ao encontro dos anseios da categoria. Minha família me dá total apoio, assim como meus colegas produtores e associados do sindicato”, apontou.
Muito confiante e determinada, Anita garante que as mulheres são merecedoras e capazes de assumir responsabilidades em cargos importantes. “Nós mulheres somos polivalentes e merecemos reconhecimento”.
Conheça nossas outras homenageadas:
Leane Altmann, a primeira mulher a liderar o Sindicato Rural de Nova Mutum
http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=236551
Deusimar Lima e sua determinação para conciliar diversas atividades
http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=236571
Giovana Velke, a jovem que representa a agropecuária de Campo Novo do Parecis
http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=236579