O XXVI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) será realizado de 21 a 25 de novembro, em Cuiabá. A data foi definida em reunião da comissão organizadora, nesta quarta-feira (09.03). O grupo também iniciou a discussão quanto aos temas a serem abordados em seminários, palestras e capacitações.
O XXVI Conird conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e será realizado pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes (Aprofir/MT) e Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).
Segundo o secretário adjunto de Agricultura da Sedec Alexandre Possebon, a realização do Conird em Mato Grosso, vem para contribuir com as ações que o Governo do Estado tem realizado em prol do desenvolvimento da agricultura irrigável.
“O tema irrigação em Mato Grosso está sendo amplamente discutido pela atual gestão e se tornou prioridade neste governo no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. O sistema de irrigação oferece vários benefícios como aumento da produtividade por hectare, minimização do risco, em função de veranicos e secas, e redução de abertura de novas áreas, reduzindo o desmatamento”, afirma Possebon.
O congresso será realizado pela primeira vez, em Mato Grosso, e é voltado para produtores rurais de pequeno e grande porte e para acadêmicos.
“Para nós da Famato, a realização desse Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem poderá ser um divisor de águas. Mato Grosso tem um enorme potencial para a irrigação. Temos grandes desafios a serem superados, mas certamente o evento irá nos auxiliar para encontrar os melhores caminhos e fomentará a expansão da área irrigada no estado, consequentemente, contribuindo para melhorar ainda mais a produção agropecuária”, afirma o presidente do Sistema Famato/Senar Rui Prado.
Também serão parceiros do evento a Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa-MT), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).