A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) solicitou da Secretaria de Segurança Pública do Estado providências para resolver os problemas de roubos e furtos de gado na região que abrange o município de Jaciara. Segundo relatos dos pecuaristas, as ocorrências estão sendo frequentes, o que acarreta em prejuízos econômicos e preocupações quanto à segurança dos produtores e trabalhadores rurais.
Somente do final do ano passado para cá, aproximadamente 12 produtores de Jaciara foram vítimas de roubos e furtos de gado em suas propriedades. Conforme o presidente do Sindicato Rural do município Ereno Giacomelli, os bandidos matam os animais e os levam ou deixam pedaços deles nas fazendas. “É uma situação que está nos preocupando bastante. Precisamos que a polícia seja mais ágil para identificar os criminosos”, avalia o presidente que trouxe o problema para a diretoria da Famato no intuito de leva-lo ao conhecimento da Secretaria de Segurança Pública.
“Recebemos com muita preocupação essas reclamações que têm sido constantes não apenas para roubos de gado como também de defensivos agrícolas. A insegurança está muito grande e é necessário providências. Queremos contar com um apoio maior do Estado para nos auxiliar e tomar as medidas necessárias para resolver essa situação. O prejuízo é financeiro e compromete também a integridade física de quem trabalha nas fazendas”, afirmou o presidente da Famato Rui Prado.
Prado, juntamente com o diretor de Relações Institucionais, Rogerio Romanini, e a assessora jurídica da entidade, Elizete Ramos, foram recebidos na secretaria pela chefe de gabinete Bianka Borges Sampaio e pelo Tenente Coronel Fortes, coordenador de inteligência do órgão.
Segundo Fortes, o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) vem desde o ano passado trabalhando nas ações contra roubos de defensivos agrícolas relatados por produtores e associações de classe. “Fizemos, inclusive, mapeamento das regiões que estão sendo mais atingidas e identificamos que o problema também está sendo na receptação dos produtos, ou seja, estamos investigando quem está comprando esses produtos de volta. Ano passado tivemos várias cargas de defensivos apreendidas”, relatou.
Em relação à situação de Jaciara, Fortes afirmou que é possível sim fazer uma atuação na região e que essa demanda será levada para a inteligência da polícia. Uma nova reunião será agendada com o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso Fábio Galindo Silvestre.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.