Em reconhecimento ao trabalho social promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso durante sessão solene, presidida pelo deputado estadual Dilmar Dal’Bosco, homenageou a instituição pela sexta vez com a certificação de Responsabilidade Social. O evento ocorreu na quinta-feira (03-12) no Plenário das Deliberações “Deputado Rêne Barbour”. O objetivo do certificado é promover a transparência e o reconhecimento público das empresas, instituições e órgãos públicos que fazem a diferença na sociedade.
O diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini participou da solenidade de entrega do certificado e afirmou que é uma honra receber mais este reconhecimento, que confirma não só o impacto positivo das ações aplicadas pela instituição em todo o Estado, como também contribui para fomentar outras iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável. “Para a Famato é uma grande satisfação ser homenageada novamente, isso só reforça que nosso trabalho em prol da promoção da qualidade de vida está gerando resultados positivos”, avalia Romanini.
O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco fez questão de ressaltar a importância da Famato para Mato Grosso. “Eu vejo a evolução do agronegócio, meu pai, por exemplo, quando chegou em Mato Grosso por volta de 1976 não havia tecnologia, conhecimento e não existiam maneiras para melhorar a vida do homem do campo. E a Famato vem trazendo tudo isso, ela vem proporcionando conhecimento e experiência ao longo dos tempos traz consigo mudanças e investimentos e acima de tudo acreditando não só no agricultor e no pecuarista como acreditando na evolução do ser humano. A instituição movimenta os seus colaboradores e qualifica empresários, empreendedores e trabalhadores rurais”, destacou.
Ainda de acordo com Dal’Bosco, a Famato faz a diferença e tem credibilidade. “A Famato está à frente de governos, existe há cinquenta anos e está à frente daquilo que o governo deveria fazer de ações e não faz. Eu vejo que a Famato é merecedora desse certificado de Responsabilidade social, embora seja uma singela homenagem perto do que a instituição tem feito por Mato Grosso. A Famato tem credibilidade para representar todos os produtores rurais do Estado, desde o pequeno ao grande produtor. Parabéns para a Federação que continue contribuindo com o bem-estar do ser humano. Parabéns a Famato e a toda diretoria e colaboradores!”, disse Dal’Bosco.
Para o contador da Famato Fernando Maciel e Silva, que também recebeu o certificado, honrarias como essa serão fatores determinantes das empresas, instituições e órgãos públicos no futuro. Para ele, o mundo está chegando a um nível de conscientização em que serão priorizadas as instituições que tenham compromissos com parâmetros socialmente sustentáveis. No caso da Famato, a expectativa é de que a entidade continue a receber o certificado todos os anos.
A solenidade homenageou 38 instituições de Mato Grosso com certificado e moção de congratulação, agraciou quatro empresas com placa comemorativa pelos 10 anos de certificação de Responsabilidade Social e homenageou 26 membros da Comissão Mista de Responsabilidade Social de Mato Grosso.
CERTIFICADO – Os agraciados são definidos após análise do Balanço Social apresentado. O reconhecimento avalia diversos fatores como dados que permitem identificar o perfil da atuação social da empresa durante o exercício de 2015, a qualidade das relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, assim como a forma de interação das empresas e de demais entidades com a comunidade e sua relação com o meio ambiente. A iniciativa é amparada pela Lei 7.687/02.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.