As cinco décadas da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foram comemoradas na manhã desta quinta-feira (19), com uma Santa Missa celebrada pelo padre George Garcia da Silva da Paróquia São Sebastião de Várzea Grande. A solenidade aconteceu na capela São Francisco de Assis, localizada nas dependências do Edifício Famato. Diretoria e colaboradores do Sistema Famato/Senar participaram da cerimônia.
O presidente Rui Prado destacou a alegria em celebrar 50 anos da Famato. “Fico emocionado em falar dos 50 anos da Famato. Para mim é muito gratificante fazer parte da história de uma instituição de tamanha grandeza. Agradeço a Deus por nos dar condições de proporcionar emprego para os nossos colaboradores, pois é daqui que sai o alimento para a mesa de muitas famílias. Que Deus continue nos dando forças para trabalhar pela Famato e pelo homem do campo”.
Em um momento de devoção e agradecimento, o padre George citou a Famato como um instrumento abençoador na vida dos que nela exercem suas atividades profissionais, assim como para o Estado de Mato Grosso. “É um marco na minha vida poder celebrar essa Santa Missa pelos 50 anos dessa entidade que ajuda os produtores rurais, chega até o homem do campo levando qualidade de vida. Sem o trabalhador rural o alimento não chegaria a nossa mesa. Só temos a agradecer a Deus pela existência da Famato”.
Durante a cerimônia a esposa do presidente do Sindicato Rural de Nova Monte Verde Jucélia Queiroz homenageou a Famato com uma adaptação na versão original da música “Meu Barquinho”. Em um dos trechos diz: “Hoje aqui estamos para homenagear 50 anos da Famato e um trabalho exemplar. Apegando sempre em Deus, as barreiras não impediu… trabalhos feitos com amor a Famato realizou…não temo mais o mar…”.
Para o colaborador Thiago Paes, é um orgulho fazer parte do Sistema Famato. “A Famato é referência no setor do agronegócio e, para que chegássemos até aqui, homens destemidos tiveram que trabalhar muito, e enfrentar muitas dificuldades. É um orgulho fazer parte dessa equipe, é uma felicidade imensa poder contribuir com meu trabalho”, disse Thiago.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Juruena Laércio Hubner, a Famato chegou aos seus 50 anos com maestria. “Uma entidade chegar aos 50 anos é um sinal muito positivo. E a Federação é um exemplo de superação, enfrentou momentos bons e ruins e sobreviveu a todos sem esmorecer. Tenho orgulho de ser representado por esta Federação”, disse Laércio.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.