O funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário foi tema do quarto módulo da Academia de Liderança, projeto realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O encontro é realizado esta semana em Cuiabá e conta com a participação de 30 líderes sindicais rurais de Mato Grosso.
Além da apresentação dos três poderes, os participantes da Academia também puderam conhecer a dinâmica do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Assessora de Relações Governamentais da Famato, Aylla Kipper, fez uma apresentação da Agenda Positiva Pensar MT. Este módulo também contará com a apresentação das assessorias de relações governamentais e de relações institucionais da Famato.
“Ano passado encerramos nossa primeira turma da Academia de Liderança e mais uma vez tivemos certeza da importância de projetos como esse para o fortalecimento da representatividade de classe. É notável a evolução dos nossos líderes. O conhecimento adquirido nesses encontros é de grande valia para o trabalho junto ao sindicato rural e para a vida pessoal de cada participante”, destaca o diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini.
Durante a apresentação sobre o poder Judiciário de Mato Grosso, a Juiza Helena Maria Bezerra de Barros ressaltou que o direito agrário no estado é exemplo para o país. “Mato Grosso não é destaque apenas na produção de grãos, também somos citados em congressos nacionais como exemplo, muitas decisões de magistrados mato-grossenses na área agrária são usados como jurisprudência em todo o Brasil”, conta a magistrada.
O presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum Luiz Carlos Gonçalves participa da Academia e reforça a importância dos encontros para a formação dos líderes sindicais. “Nós temos que ter informações dos poderes, pois os três interferem na nossa atividade profissional. Quanto mais informações tivermos, melhor vamos auxiliar os nosso associados”, afirma Gonçalves.
Ainda durante essa semana, os participantes da Academia de Liderança terão o quinto módulo que irá abordar sobre oratória e a condução de reuniões.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.