No encerramento do Projeto Futuros Produtores 2014/2015 (turma dois) realizado na manhã de sexta-feira (13), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), os pais dos participantes evidenciaram a importância da sucessão familiar e se emocionaram com os depoimentos de seus filhos. Os jovens receberam o certificado de conclusão e participação no projeto que tem o objetivo de despertar nos jovens, filhos de produtores rurais, o interesse pela sucessão familiar, além de formar novas lideranças no agronegócio.
Os pais participaram de um workshop dedicado exclusivamente a eles com a participação dos filhos. No inicio, cada pai fez uma apresentação dizendo o nome, quem é o seu futuro produtor, o que mais gosta de fazer e ainda contaram um segredo. Divididos em dois grupos os Futuros Produtores descreveram aos pais as experiências adquiridas durante os oito encontros.
A analista de projetos técnicos do Senar-MT Mariana Licursi fez uma explanação sobre a estrutura organizacional do Sistema Famato/Senar e o projeto Futuros Produtores do Brasil de iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Senar-MT, com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto.
Durante as apresentações, os jovens esclareceram que não importa o porte da propriedade rural nem o que ela atua. Ao se pensar em sucessão familiar da propriedade sempre surgem conflitos de ordem prática e emocional entre os envolvidos. Com o projeto, tanto os pais como os filhos aprenderam que essas diferenças podem ser superadas com dialogo e bom senso.
Uma dinâmica foi feita com grupos de pais e filhos de famílias diferentes para ouvir o lado dos pais e dos futuros sucessores, pontos positivos e negativos de cada um. Cada equipe apresentou o que os pais gostariam dos sucessores e o que os filhos gostariam dos pais.
Após uma manhã de conhecimento e integração entre as famílias, a diretoria e colaboradores do Sistema Famato/Senar entregaram a cada participante o certificado de conclusão da turma dois 2014/2015.
No decorrer da cerimônia de entrega dos certificados o diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini se emocionou ao falar do projeto Futuros Produtores do Brasil e ao lembrar que seu filho será seu sucessor. “O projeto prepara sucessores e não herdeiros. Os herdeiros acabam colocando um fim nos negócios da família por não estarem preparados para tal responsabilidade, enquanto que o sucessor sabe da importância da propriedade continuar sendo gerida pela família e se preparam para isso. Posso dizer com satisfação que meu filho será meu sucessor. Hoje meu filho acordou cedo foi para a fazenda preparar a vacinação dos gados. A iniciativa dele me enche de orgulho, porque vejo que ele faz por vontade própria, tem amor no que faz”, contou emocionado.
A jovem Gabriela Romagnoli disse que participar do programa garantiu-lhe muitos conhecimentos. “Foram muitos aprendizados, conhecemos as técnicas de comercialização do que é produzido na fazenda, como as tecnologias chegam porteira adentro da fazenda e como que os produtos chegam na mesa do consumidor. Outro fator muito importante foi a parte comportamental, hoje sabemos como agir diante dos problemas e como lidar com os profissionais que trabalham na propriedade”, apontou Gabriela.
A mãe de um dos Futuros Produtores Márcia Ramos disse que esse projeto tende a crescer porque traz novas ideias, novos valores, para que esses jovens, assim como o filho João Pedro coloquem em prática e consequentemente tenham bons resultados. “Esse certificado que meu filho João Pedro recebeu vai ser um diferencial no curriculum profissional dele”, enfatizou a mãe.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.