As 14 propriedades rurais de pecuária de corte de Mato Grosso inscritas no Prêmio Sistema Famato em Campo distribuídas nas principais macrorregiões do estado começaram a receber a visita da comissão organizadora. Dessas, sete serão selecionadas para participarem do prêmio até a reta final.
O prêmio é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), dos Sindicatos Rurais e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O objetivo é conhecer e valorizar os exemplos de manejo diferenciados adotados nas fazendas de pecuária de gado de corte de Mato Grosso.
Uma equipe composta por representantes das áreas técnicas da Famato e do Imea está desde sexta-feira (06/11) visitando as propriedades. A primeira propriedade visitada foi a fazenda RD, localizada no município de Cáceres.
A fazenda foi adquirida pela família Dalcanale no ano de 1982. Durante 20 anos, o ramo de atividade era de cria. No ano de 2003 consolidou-se no ramo de recreia e engorda de bois em pasto e confinamento. A fazenda ocupa uma área de 1.600 hectares, localizada na região do pantanal, porém a vegetação é cerrado.
De acordo com o proprietário Juliano Dalcanale, o ponto primordial em tecnologia é a estratégia de compra vinculada à oferta de pasto ao longo do ano, lotação, suplementação e confinamento. A suplementação (alimentação) é fabricada na própria fazenda. O foco principal é o resultado financeiro.
O proprietário Juliano Dalcanale é natural de Concórdia-SC e reside há 17 anos no município de Cáceres, além de pecuarista ele é veterinário especialista em nutrição animal. De acordo com ele, a iniciativa do Prêmio Sistema Famato é muito importante para a pecuária mato-grossense. "Entendemos a importância desse prêmio, porque na pecuária temos poucas referências. Nossos resultados não são divulgados e nem comparados a outras fazendas e com a realização desse prêmio teremos a oportunidade de comparar os resultados e, a partir deles, poderemos definir um modelo de gestão e de avaliação de dados nas propriedades. Essa iniciativa é uma forma de valorizar e incentivar o produtor rural", destacou Dalcanale.
Na avaliação do analista de pecuária da Famato e veterinário Marcos de Carvalho a Fazenda RD é uma propriedade diferenciada, com uma administração bem elaborada e atende os padrões exigidos pelo edital do Prêmio Sistema Famato em Campo.
Das sete propriedades selecionadas, duas de maior destaque serão escolhidas para apresentar os dados na Universidade Estadual do Kansas nos Estados Unidos.
As próximas visitas serão nos municípios de Nova Bandeirantes, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Sorriso e Nova Mutum.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.