Cuiabá foi sede do I Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Rúmen (Simrúmen), na sexta-feira (06/11) e no sábado (07/11). O evento organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famevz), contou com o apoio e patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O objetivo foi promover uma discussão aprofundada sobre a aplicação dos conhecimentos atuais em microbiologia do rúmen (parte do sistema digestivo dos ruminantes). O simpósio reuniu mais de 300 participantes, entre técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de diversos estados brasileiros.
Estratégias para reduzir a emissão de metano, uso de técnicas moleculares para estudar o ecossistema ruminal e avanços na microbiologia ruminal aplicados à nutrição de gado leiteiro e de corte foram alguns dos temas abordados durante os dois dias de encontro.
“Esse evento é bastante técnico-cientifico, mas quem participou vai, com certeza, levar essas informações para resolver problemas do campo. Nosso foco é produção e estamos visando o sistema produtivo. Estamos discutindo como aumentar a produção de leite, não afetar gordura, não ter doença durante o confinamento”, explicou o coordenador do evento, Luciano da Silva Cabral.
Para discutir esses temas, foram convidados importantes pesquisadores nacionais e internacionais, dentre eles o professor da Universidade do Estado do Kansas (EUA), T. G. Nagaraja, o professor Zhongtang Yu da Universidade de Ohio (EUA), o professor Edenio Dermann da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
“Esse evento acontece no momento em que a pecuária mato-grossense busca mais eficiência na produção e lucratividade, a Famato reconhece a importância das pesquisas na busca por essa eficiência”, destacou o gestor do núcleo Técnico da Famato, Guto Zanata.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.