Colabores da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto Mato-Grossense de Economia e Pecuária (Imea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) participaram na tarde de quarta-feira (21) de uma campanha de doação de medula óssea. Mais de 50 cadastros foram realizados.
Os dados dos possíveis doadores e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado chamado Redome que é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O sistema compara os dados dos pacientes que precisam de um transplante com as informações dos doadores cadastrados. Quando o candidato é compatível com o paciente, ele é chamado para novos exames. "Achando alguém compatível, o Redome entra em contato com a pessoa e verifica se ela quer fazer o procedimento. É importante que o doador mantenha sempre seu cadastro atualizado", orienta a assistente da Captação de Doadores do MT Hemocentro, Magda Matos.
Para ser um doador, o candidato deve ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doenças infecciosa transmissível no sangue, comparecer ao local do cadastro com documento e foto e doar cinco ml de sangue para exames e preencher uma ficha.
Para o colaborador da Famato Diego Port mais do que ser um doador essa iniciativa é uma demonstração de solidariedade a todos que enfrentam a leucemia e a busca pela cura. "Para quem doa, é apenas um pequeno incômodo na picada da agulha, já para quem recebe significa a vida. Porém a dificuldade da doação ainda é grande, precisamos mudar essa realidade, vamos abraçar a causa e ajudar as pessoas que pedem por vida", destacou Diego.
Quem tiver interesse em participar da campanha pode comparecer ao Hemocentro. O endereço é na Rua 13 de Junho, 1055 – Centro Sul, Cuiabá-MT. Mais informações pelo telefone: (65) 3623-0044.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.