A comissão organizadora do Prêmio Sistema Famato em Campo já começou analisar as primeiras propriedades rurais inscritas no concurso que vai escolher as sete fazendas de pecuária de corte referência no ano de 2015 em Mato Grosso. "Essas primeiras propriedades estão cumprindo com um dos principais objetivos do prêmio, nos colocar em contato com experiências diferentes que produzem resultados positivos", conta o gestor do núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Guto Zanata.
O prêmio é uma iniciativa da Famato, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), dos Sindicatos Rurais e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de outubro pelo link: http://goo.gl/forms/KxYD7mslBy.
Podem participar as propriedades rurais de pecuária de corte de Mato Grosso que estejam em dia com a Contribuição Sindical, exceto as que possuem exclusivamente o sistema de confinamento e as que trabalham apenas com gado Puro de Origem (PO). Após o término do período de inscrições, a comissão organizadora selecionará as 14 melhores propriedades, duas em cada macrorregião do Estado de acordo com a divisão do mapa feita pelo Instituto Imea.
As 14 propriedades selecionadas receberão a visita da comissão organizadora, sendo que apenas uma de cada região seguirá no concurso (totalizando sete)."Essas sete escolhidas serão reconhecidas pelo Sistema Famato como exemplos de sucesso na pecuária de corte de Mato Grosso e o produtor poderá apresentar suas experiências durante o evento Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso, que será realizado em dezembro em Cuiabá", explica Zanata.
Das sete propriedades selecionadas, duas de maior destaque serão escolhidas para apresentar os dados na Universidade Estadual do Kansas nos Estados Unidos.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.