O Cadastro Ambiental Rural (CAR) entrou na fase de análise e validação das informações. O processo será feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) por meio do módulo de análise do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), lançado em junho deste ano. A análise passará por filtros automáticos que identificam, entre outras coisas, sobreposições com outros cadastros, terras indígenas, unidades de conservação e embargos.
Os produtores rurais poderão consultar as pendências do cadastro na central de comunicação de alertas disponível no site www.car.gov.br. “Os proprietários rurais que tiverem passivos ambientais deverão regularizá-los aderindo ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que ainda falta ser implantado e regulamentado em Mato Grosso. Os cadastros que não possuir passivos serão considerados regularizados após a validação das informações”, explica a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi.
Desde 2009, o Estado de Mato Grosso já tem o CAR estadual. Os 43 mil cadastros que estavam na base de dados da Sema foram migrados para o Sicar. A analista lembra que esses cadastros só serão analisados e validados após o produtor fazer a retificação. “O cadastro instituído pelo Código Florestal trouxe novas exigências em relação ao cadastro que já era feito no Estado. Por isso, o produtor precisa entrar na central de comunicação e prestar as informações adicionais”.
Diferente do cadastramento, a análise das informações e documentos de posse e propriedades rurais não é gratuita. As taxas para análise e validação dos cadastros deverão ser recolhidas pelo proprietário e possuidor e enviadas pela central de comunicação. Os cadastros migrados pela Sema para o Sicar estão isentos de pagamento da taxa de análise.
Acesse o passo a passo da central de comunicação em: http://sistemafamato.org.br/portal/famato/videos.php?codVideo=1315
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.