Um grupo de jovens com idade entre 18 e 22 anos do programa “Futuros Produtores do Brasil” participa de uma visita técnica nesta sexta-feira (18) na propriedade Agro-Sol Sementes, no município de Campo Verde. Os jovens terão oportunidade de conhecer variedades de sementes em teste, novas tecnologias de mercado e maneiras de cultivo. O objetivo do programa é despertar a paixão pelo agronegócio nos filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais de Mato Grosso, além de contribuir na formação de novos líderes do setor.
Para Gladir Tomazelli, diretor da sementeira há 15 anos, o jovem que participa do programa tem a oportunidade de ser inserido no agronegócio a partir de uma metodologia inovadora, que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional do jovem produtor. “Acredito que essa iniciativa é muito importante para a produção agrícola do estado e do país. O agro precisa de jovens arrojados e com vontade de crescimento”, avaliou.
O jovem de 27 anos, Pedro Tales Tomazelli, filho do agricultor, vai participar da visita técnica para compartilhar da sua experiência como engenheiro agrônomo e responsável pela produção de sementes da propriedade.
Pedro, que também está assumindo a equipe de comercialização da Agro-Sol, disse que as visitas permitem despertar nesses jovens o interesse pelo ramo de atividade de seus pais ou parentes. “Precisamos promover prosperidade no campo e para isso precisamos dos jovens para ampliar as diversificações das atividades econômicas rurais do nosso estado”, alertou o agrônomo.
Esse é o terceiro ano do projeto e essa turma participa pela segunda vez consecutiva. Do ano passado para cá o grupo já visitou os seguintes locais: Grupo Bom Futuro (Campo Verde), Fazenda Herkapi e Coacen (Sorriso), Fazenda Gamada (Nova Canaã do Norte), BMF Bovespa (São Paulo), Porto de Santos (Santos) e Fazenda Santa Helena (Poconé). O outro grupo de jovens que começou participar pela primeira vez este ano tem programação diferenciada. Para saber mais acesse o facebook do projeto: www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.
O projeto Futuros Produtores do Brasil foi idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.
Serviços:
O que: Visita técnica com jovens do programa “Futuros Produtores do Brasil”
Onde: Fazenda Agro-Sol em Campo Verde
Quando: 18 de setembro (sexta-feira), previsto para as 08h.