Com o tema"Mercado, Inovação e Tecnologia de Florestas Plantadas" será realizado nos próximos dias 23 e 24 de setembro o"Florestar 2015 – 11° Encontro de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso", no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O principal objetivo do evento, promovido pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (AREFLORESTA), é fomentar o uso da madeira legal sustentável de plantações na agroindústria, arquitetura e construção civil. O evento tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O presidente da AREFLORESTA, Fausto Takizawa, destaca que o encontro realizado anualmente busca disseminar informações, conhecimento e soluções aos empresários, pesquisadores, estudantes, instituições de ensino e capacitação, e instituições governamentais ligados a cadeia produtiva de florestas visando a melhoria da competitividade das florestas plantadas no estado de Mato Grosso."A cada ano, trazemos o que há de experiências mais importantes quanto às novas tecnologias em reflorestamento e tendências de mercado, com o entendimento de que Mato Grosso não pode importar soluções prontas de outros locais. Conhecemos o que é feito em outros locais, mas buscamos respostas conforme as características específicas do Estado" acentua o diretor. O encontro também proporciona um panorama sobre as singularidades estaduais do setor.
Estudantes da área de engenharia florestal, agronomia, meio ambiente, arquitetura e engenharia civil do também compõem o público alvo do Florestar 2015. Os assuntos em destaque são tendências de mercado e tecnologia da produção florestal de eucalipto, teca, mogno africano, paricá e pau de balsa; aspectos de mercado e técnicos da biomassa florestal, tratamento da madeira e sua utilização para a construção civil e arquitetura. Os palestrantes são profissionais renomados nacionalmente com vasta experiência.
"Além de se destacar na produção de soja, milho, algodão, girassol e pecuária, Mato Grosso tem grande potencial para a produção de floresta plantada. Identificamos isso no Diagnóstico de Florestas Plantadas feito em 2013 em parceria com o Imea. Apoiamos este evento, porque acreditamos que a cadeia produtiva de florestas é mais uma oportunidade para o produtor rural", afirma o presidente do Sitema Famato/Senar, Rui Prado.
Programação – O primeiro painel do encontro, no dia 23, às 8h, terá o tema"Políticas Públicas de Desenvolvimento Florestal". O segundo painel da manhã será sobre"Mercado de Biomassa". No período da tarde, a partir das 13h30,"Mercado de Madeiras sólidas para a construção civil e arquitetura".
Oficinas – A programação segue no segundo dia com a realização de oficinas sobre os temas"Tendências da tecnologia da produção florestal de eucalipto","Tendências da tecnologia da produção de Teca","Tendências da tecnologia da produção florestal de outras espécies florestais como o Mogno africano, Paricá e Pau de balsa","Desmistificando o mercado internacional e as fontes de financiamento" e, para finalizar,"Manejo e Controle de Formigas Cortadeiras".