A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu segunda-feira (31/08), durante a Expointer 2015, em Esteio (RS). O vice-presidente da Região I da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e membro da Comissão de Pecuária da entidade, Arnaldo Campos, participou da reunião.
Entre os assuntos discutidos estão a classificação de carcaças bovinas, o projeto Carne Carbono Neutro, o cronograma da retirada de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Paraná, além da apresentação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). "O objetivo do encontro é alinhar, debater e resolver os assuntos iniciados no passado e que aguardavam avanços que competem também ao setor produtivo", explicou o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antônio Pitangui de Salvo.
O especialista da Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), Sérgio Pflanzer apresentou a sua pesquisa sobre a classificação de carcaças e explicou que a classificação é utilizada para identificar qualidade das carcaças por meio de características como sexo, idade, peso, acabamento e conformação, visando uniformizar a qualidade e o rendimento da carne.
No que diz respeito à vacinação contra a febre aftosa, o representante da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Paraná (FAEP), Roni Volpi, falou sobre a iniciativa do Estado do Paraná de retirar a vacina contra Febre Aftosa.
Segundo representante de Mato Grosso, Arnaldo Campos, a participação das entidades de classe do Estado em reuniões como essa é muito importante. "Durante essas reuniões são colocados em debate temas relevantes que influenciam diretamente no nosso dia a dia. Como temos o maior rebanho bovino do país precisamos estar presentes para acompanhar de perto as decisões e alinhamentos sobre a cadeia".
A Famato é a entidade que representa 89 Sindicatos Rurais. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).