Nesta semana, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participa do projeto Campo Futuro desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O objetivo é colher informações de custo da produção da pecuária nos municípios de Pontes e Lacerda e Cáceres. A pesquisa começa nesta terça-feira (14/07) e segue até quinta-feira (16/07).
O analista de Pecuária da Famato, Marcos Coelho de Carvalho, participa da coleta de dados junto com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O projeto utiliza a metodologia de “painel de custos de produção” que consiste em reunir produtores típicos da região e profissionais da área para definir o sistema de produção local e seus custos diretos e indiretos por meio de debates e preenchimento de planilhas de custo.
Para o estudo são coletadas informações sobre produção, área de pastagem, taxa de mortalidade pré e pós desmama, taxa de lotação, mão de obra e retorno financeiro.
Próximo – No dia 22 de julho o projeto passará pelo município de Nova Olímpia para a elaboração do painel de custo da cana-de-açúcar. A pesquisa será feita na Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale) e terá a participação da analista de Agricultura da Famato, Karine Gomes.
Mais informações sobre o Campo Futuro acesse: http://canaldoprodutor.com.br/sobre-sistema-cna/projetos-e-programas/programa-campo-futuro/apresentacao.