O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidonio, o gestor técnico, Ângelo Ozelame, e os analistas de pecuária, soja, milho, conjuntura econômica e leite do instituto participaram da 14ª edição do Seminário Perspectivas para o Agribusiness, realizado pela BM&FBOVESPA em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em São Paulo. O evento aconteceu terça-feira (16/06) e teve a participação de cerca de 700 pessoas de diversas áreas de atuação, como agronegócio, comércio, indústria, governo, associações, mercado financeiro e imprensa. Esta é a segunda vez que o Imea participa do seminário.
Celidonio foi debatedor no painel sobre o mercado da pecuária de corte, que apresentou as principais tendências para este ano e as perspectivas para 2016. Segundo ele, a redução de abate de bovinos foi um dos assuntos abordados durante a discussão. "A grande pergunta é se essa redução do abate deve continuar. Na opinião do Imea, sim. Como os bezerros estão valendo muito, há um processo de retenção de fêmeas para o aumento na produção de bezerros. Há também redução no estoque de machos, o criador que compra o animal para engordar deve entregar menos para abate este ano, justamente porque está mais caro comprar o bezerro", explica o superintendente.
Apesar de o abate baixo indicar uma tendência de melhoria dos preços, o Imea acredita que isso pode não acontecer porque o consumo interno está muito baixo. "Existe uma tendência maior na estabilidade dos preços, há consultores que acreditam até em uma pequena baixa, isso porque as duas forças, o baixo consumo interno e a diminuição da oferta, estão se anulando", pontua Celidonio.
Além das perspectivas para a pecuária de corte, foram apresentadas as perspectivas para a soja, café, açúcar, etanol, algodão, milho, suínos e aves. A Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, apresentou o plano de ações para a agricultura brasileira. Os impactos do câmbio sobre o agronegócio e a economia brasileira, o mercado de commodities e de capitais também foram apresentados no seminário.
O Imea faz parte do Sistema Famato que também é composto pelas entidades Famato, Senar-MT e 88 Sindicatos Rurais. Acesse as redes sociais pelos endereços: wwww.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).