O diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rogério Romanini, participou da reunião, realizada na sexta-feira (12/06), que elegeu o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, como presidente do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat).
Os membros também deliberaram pela mudança nas atribuições e competências do conselho. O Condeprodemat deixará de apreciar pautas operacionais e passará a definir projetos estratégicos de governo, estando ligado diretamente ao governador e não às secretarias de Estado como é atualmente. "Para apreciar essas pautas já existem conselhos específicos como os de Desenvolvimento Empresarial e de Desenvolvimento Agrícola", explicou Paludo.
A Famato avaliou a proposta de mudança como positiva. "A proposta foi excelente. Aproximar os setores organizados do governo para ajudarem a construir políticas públicas será muito bom para a sociedade. Essa é a maneira mais democrática de se construir um Estado forte economicamente", pontuou Romanini.
A alteração da Resolução 017/2014 pela 009/2012, que versa sobre a lista de produtos que podem receber incentivos fiscais no desembaraço aduaneiro feito via Porto Seco de Cuiabá, e discussões sobre algumas mudanças na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) desses produtos também foram abordadas durante a reunião. "A resolução 009/12 contempla uma quantidade maior de produtos do que a 017/14", disse Paludo.
Participam do Condeprodemat as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Fazenda, Agricultura Familiar, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Trabalho e Assistência Social, além de representantes das federaçõesda Agricultura e Pecuária (Famato), Comércio (Fecomércio), das Indústrias (Fiemt), Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), dos Empregados nos Grupos do Comércio, dos Trabalhadores na Indústria e das Instituições de Ensino Superior do Estado.