Um grupo de estudantes e professores do curso de Zootecnia de uma universidade do Kansas, nos Estados Unidos, esteve em Mato Grosso na semana passada para conhecer a pecuária de corte do Estado. O gestor do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Guto Zanata, recebeu os jovens e levou a turma para conhecer três propriedades na baixada cuiabana.
“Fomos a propriedades que desenvolvem trabalhos diferenciados. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar práticas de manejo que são realizadas em Mato Grosso como a inseminação por tempo fixo, o sistema de integração pecuária-floresta (IPF), a criação de animais Puro de Origem (P.O) usados em monta natural, o conceito do boi 7-7-7, dentre outros”, conta Zanata.
O gestor destaca ainda a importância desse intercâmbio. “Quando recebemos grupos de outros países temos a oportunidade de apresentar a nossa realidade e de conhecer um pouco mais a agropecuária de outros lugares do mundo. Essa é uma experiência enriquecedora”.
Após as visitas, o grupo seguiu para Barra do Garças onde irá conhecer outras propriedades. Os norte-americanos também visitarão uma planta frigorífica e uma indústria em Goiás e propriedades rurais no estado de São Paulo.
A Famato é a entidade que representa 88 Sindicatos Rurais. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).