O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, aproveitou a oportunidade de prestigiar o prêmio “Pessoa do Ano”, recebido em Nova Iorque, na noite de ontem (12), pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), para destacar aos homenageados as diferenças entre a legislação adotada nos Estados Unidos e no Brasil, que impacta diretamente na velocidade do desenvolvimento dos países. Além de FHC, recebeu a honraria o ex-presidente norte-americano, Bill Clinton.
"Os Estados Unidos têm leis que incentivam o empresário, e não o penalizam por ganhar dinheiro, como se isso fosse pecado e não trouxesse o desenvolvimento. Mas o Brasil pode avançar e atravessar essa crise que estamos vivendo hoje", comentou Rui Prado, após assistir à cerimônia de entrega do título concedido pela Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos. Esta foi a primeira vez que a premiação foi concedida a políticos.
"É muito importante a realização deste e evento, que sempre premia empresários que se destacam. Mas, desta vez, foram escolhidos dois políticos, duas personalidades que contribuíram muito para o desenvolvimento mundial, cada um em seu país. E tivemos a oportunidade de falar de Mato Grosso para eles", comentou informando que o impulso da agricultura no Estado e o crescimento que ela trouxe foram abordados na conversa.
Prado também viu na oportunidade uma importante ocasião para comentar sobre as reformas que julga necessárias ao Brasil. "Escolhas certas precisam ser feitas, como a reforma política e, consequentemente, a reforma tributária. Assim o Brasil poderá voltar a crescer, e para toda a população, do mais carente aos demais, não só para uma minoria como prega o atual governo federal", comentou.
O presidente da Famato esteve no evento a convite de Fernando Henrique, com quem teve o segundo encontro deste ano. O primeiro foi em São Paulo, em março, no Instituto FHC. Autoridades de Mato Grosso também prestigiaram a premiação: o governador Pedro Taques, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Seneri Paludo.
PRÊMIO – O "Pessoa do Ano" é uma premiação que está na sua 45ª edição é já é considerado o mais importante encontro da sociedade civil entre os dois países. Ele é oferecido a personalidades, em geral empresários, que se destacam no contexto econômico das relações entre as duas nações. A edição do prêmio concedido a Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton é reconhecida, pelos organizadores, como histórica, em virtude da importância dos dois ganhadores. A cerimônia ocorreu no salão nobre do Hotel Waldorf Astoria.