Durante o Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial que será entre os dias 23 e 24 de abril, em Cuiabá, serão lançados os anais do evento realizado no ano passado em Sorriso. O material produzido a partir do "Seminário sobre o Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso e seus reflexos no Sistema Judicial" reúne informações de todas as palestras e será disponibilizado para a população nas bibliotecas das universidades e escolas de magistratura do Brasil. "Nós editamos um livro para que o conhecimento que foi tratado no encontro do ano passado fique registrado permanentemente", explica o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Márcio Vidal.
Outro lançamento que acontecerá durante o Seminário Internacional é o do livro “Agronegócio – Questões Jurídicas Relevantes”, do advogado Lutero de Paiva Pereira. Segundo o autor, a obra faz uma discussão dos principais aspectos relacionados à política agrícola brasileira e as mudanças legislativas e jurisprudenciais que norteiam o agronegócio. "A alienação fiduciária de bem imóvel, o seguro agrícola e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) são alguns dos assuntos discutidos no livro", pontua Pereira.
O evento – O Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).
O objetivo é debater os desafios do agronegócio no mundo globalizado. Haverá seis palestrantes internacionais, dois ministros do STJ, um ministro do TST, economistas e especialistas do agronegócio que irão destacar os temas: perspectivas da economia brasileira; o cenário agro mundial; políticas agrícolas; legislação ambiental; negócios jurídicos e o direito aplicado ao agronegócio.
O evento tem o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat)..
Mais informações: www.sistemafamato.org.br/seminario